Sindsef: Segundo o governo federal reajuste do servidor estará no contracheque de setembro

Sindsef: Segundo o governo federal reajuste do servidor estará no contracheque de setembro

Sindsef: Segundo o governo federal reajuste do servidor estará no contracheque de setembro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsef) recebeu a informação de que  o governo sinaliza que no dia 13 de outubro, as duas MPs editadas semana passada com reajuste para 350 mil servidores apesar de trancarem a pauta de votação da Câmara dos Deputados ou do Senado, dependendo de onde estiverem em tramitação, beneficiando os funcionários com reajustes que chegam a 150%.
Segundo o MOG, estão garantidos no salário de setembro, pago até a primeira semana de outubro, não apenas os novos valores, como também os atrasados. Para a maioria das 54 categorias beneficiadas, o aumento é retroativo a julho. Mas algumas carreiras vão receber atrasados desde março.
Para quem quiser saber, mais ou menos, quanto vai receber de atrasado, a fórmula é simples. Quem tem retroativo a julho, por exemplo, deve multiplicar por dois a diferença entre os vencimentos básicos antigo e novo. O resultado será o valor atrasado a ser adicionado ao salário de setembro. E, enquanto os servidores fazer as contas e passam um pente-fino nas medidas provisórias para ver se os acordos foram cumpridos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tenta explicar que os aumentos concedidos aos servidores não põem em risco o combate à inflação.
"O Brasil tem a inflação sob controle, é o único país que pratica a política de meta que está dentro da margem", afirmou. Mantega mencionou a quinta queda consecutiva do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), que terminou agosto com alta de 0,14%, a menor desde março. O ministro, que disse trabalhar pela aprovação no Congresso da lei que limita o aumento das despesas com pessoal, afirmou que o Brasil gasta hoje menos com funcionalismo do que gastava no final do governo FHC (1995-2002). As despesas com pessoal representam 4,55% do PIB atualmente, contra 5% durante o governo tucano.
Avaliação e progressão
As medidas provisórias 440/08 e 441/08 concedem reajuste salarial retroativo a 1º de julho ou março (caso do Banco Central); modificam carreiras; aprovam planos de cargos e salários em diversas áreas; e criam novos empregos e gratificações de desempenho em atividades especiais, temporárias e permanentes. A MP 440 beneficia, entre outras carreiras, as de auditores da Receita Federal do Brasil e da fiscalização do trabalho. A reestruturação das carreiras de auditoria federal alcança 55.503 servidores. O custo é R$ 1,1 bilhão apenas este ano, chegando a .R$ 4,5 bilhões em 2011.
Segundo a MP, os servidores do Grupo Gestão, da Auditoria da Receita Federal do Brasil, da Auditoria Fiscal do Trabalho e da carreira de especialista do Banco Central terão o Sistema de Desenvolvimento na Carreira (SIDEC). Com o SIDEC, a promoção do servidor se dará com base em pontos, atribuídos a partir de avaliação de desempenho individual e de fatores como a participação em atividades de capacitação, a ocupação de funções de confiança e o exercício em unidades de lotação prioritárias.
A MP, também, estabelece que o desenvolvimento nas carreiras estruturadas no âmbito da SUSEP, da CVM e do IPEA ocorrerá por mérito profissional. A progressão funcional terá como requisitos o interstício mínimo de 12 meses de efetivo exercício em cada padrão; e a habilitação em avaliação de desempenho individual, competência e qualificação profissional.
Cautela
O presidente  do Sindsef, Herclus Coelho, disse que o servidor federal precisa nesse momento conter a euforia e esperar pelo contracheque de setembro para constatar ou não as promessas do governo federal. Para ele, ainda faltam muitas categorias que precisam ser beneficiadas, citando como exemplo os técnico-administrativos do Ministério da Agricultura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS