As turmas do oitavo período de Pedagogia da FARO estão a todo vapor, se preparando para quatro dias de atividade na aldeia Tanajura, em Guajará-Mirim. Na segunda-feira, 27, acadêmicos apresentaram materiais didáticos que serão utilizados na oficina de Matemática.
Segundo a professora da disciplina Fundamentos e Prática da Educação Indígena, Cleuza Avello Correa, além de Matemática, outras oficinas estão sendo preparadas, como História, Arte, Geografia, Ciências e Educação Física. São materiais confeccionados pelos alunos, que tiveram como base o que aprenderam durante o curso e principalmente com a disciplina específica para a educação indígena. Objetos simples foram escolhidos para a produção, tais como garrafas pets, barbantes, bolas, entre outros. “As aldeias são carentes, possuem poucos recursos pedagógicos, com esses materiais a própria criança pode confeccionar o seu brinquedo e aprender brincando”, afirma a acadêmica Argia Gigli.
Atualmente no Brasil há mais de 220 povos indígenas distintos, são centenas de aldeias localizadas em praticamente todos os estados da Federação. Vivem em 628 terras indígenas descontínuas, totalizando 12,54% do territorial nacional. Mais de 60% da população indígena está concentrada na região da Amazônia Legal.