Ministério Público participa de reunião com prefeitos sobre Lei do Saneamento

Ministério Público participa de reunião com prefeitos sobre Lei do Saneamento

Ministério Público participa de reunião com prefeitos sobre Lei do Saneamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 

 
O Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Benitez, participou, na manhã desta quarta-feira (30), de uma reunião com prefeitos rondonienses para discutir a aplicação da Lei 11.445/07 (Lei do Saneamento), que estabelece as obrigações dos municípios em relação à prestação de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e tratamento de resíduos sólidos (lixo).
 
A reunião ocorreu no auditório do Shopping Cidadão, em Ji-Paraná, e foi coordenada pela Associação dos Municípios Rondonienses (AROM). Ivo Benitez esclareceu aos prefeitos alguns aspectos jurídicos da Lei de Saneamento e salientou que o Ministério Público tem procurado, antes de exigir o seu cumprimento, observar as condições de cada município e as obrigações impostas pela legislação. Lembrou que esse é o segundo encontro promovido com os prefeitos para esclarecer as dúvidas sobre o tema e alertá-los para as implicações de seu descumprimento. O primeiro encontro ocorreu em dezembro de 2007, durante a Conferência Municipalista sobre saneamento, realizada por meio de uma parceria entre o Ministério Público e a AROM, no município de Cacoal.
 
O presidente da AROM, José Carlos Sorroche, agradeceu a contribuição que o Ministério Público vem dando aos municípios de Rondônia e enfatizou a importância da reunião para a discussão de um tema que julga imprescindível aos municípios, já que a referida lei estabelece prazo para cumprimento de suas regras, sob pena de as prefeituras deixarem de receber recursos federais.
 
O prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco, ressaltou a postura que vem sendo adotada pelo Ministério Público de comparecer mais uma vez a um debate sobre a Lei do Saneamento com os prefeitos, antes de cobrar sua aplicação, reconhecendo que a maioria dos municípios tem enfrentado dificuldades para cumprir as regras sobre os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos dentro das normas por ela estabelecidas. 
Entre as exigências feitas, estão a elaboração de um plano de saneamento básico e a prestação do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto diretamente pelos municípios ou por meio de delegação. Durante a reunião, o consultor técnico da AROM, Bader Massur, e o engenheiro civil Josir Francisco de França Guerra fizeram explanações sobre os aspectos legais e técnicos da Lei do Saneamento e as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios para cumpri-la.
 

Fonte : Assessoria MPE

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS