Cerca de 200 camponeses, organizados pela Liga dos Camponeses Pobres e originários das áreas de Jacinópolis, Linha 28 e Nova Dimensão (município de Nova Mamoré), bloquearam desde as 4h30 da manhã a ponte sobre o rio Jacy na localidade de Jacy - Paraná. Os camponeses, organizados pela Liga dos Camponeses exigem o fim de uma liminar do Ibama que prevê o despejo de mais de 5 mil famílias daquela área.
Dispostos a permanecer por mais de uma semana, os camponeses exigem a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além de parlamentares federais, dentre eles o deputado Eduardo Valverde (PT) e senadora Fátima Cleide (PT). Além do fim da Liminar, os camponeses exigem da Ceron, energia elétrica, além de escolas e postos de saúde. Caso as reivindicações não sejam atendidas, os camponeses prometem resistir.
Nas próximas horas o movimento deve se estender com a presença de outros camponeses que se dirigem ao local, oriundos de outras áreas e que têm o mesmo problema de regularização de área.
Com bandeiras de "Viva a Revolução Agrária" e "Fora IBAMA" inúmeras famílias, homens, mulheres e crianças permanecem sob um sol de quase 40 graus exigindo uma imediata solução por parte das autoridades.
A presença de viaturas da PM e da polícia rodoviárias não intimidou os manifestantes que já estão organizados em comissões( alimentação, segurança e negociação) e se mantém dispostos a resistir. Ao serem interpelados pela polícia, os camponeses respondiam "o povo quer terra! não repressão".
O vizinho Estado do Acre já está em alerta para possível racionamento de alimentos caso a situação não se resolva nos próximos dias. Bem providos, os camponeses contam com muitos apoiadores da região e populares, inclusive da Jacy-Paraná que já garantiram alimentos, dentre eles quatro vacas para que as famílias que protestam possam se alimentar.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Moradores de Jacy-Paraná bloqueiam a Br 364 em protesto por melhorias no Distrito