A coordenadora do Programa de Agrotóxico e Devolução de Embalagens Vazias, da Agência Idaron, Eutália da Cunha, informou nesta quarta-feira (09) que estará realizando a retirada do mercado de produtos agrotóxicos “obsoletos, falsificados e irregulares” em várias cidades do interior de Rondônia. A operação vai retirar do comércio mais de 6 mil quilos de produtos com validade vencida nos municípios de Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, São Miguel, Santa Luzia, Alvorada do Oeste, Costa Marques, Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste e Chupinguaia.
O material líquido e sólido apreendido será levado até a central em Ouro Preto do Oeste onde serão armazenados em ‘barricas’ de 20 quilos. É lá que funciona um centro de armazenamento onde se espera reunir uma estimativa de 6 mil quilos, que serão, finalmente, transportados, via terrestre, pela transportadora Luft até a empresa Tribel, no Rio de Janeiro, aonde o material será incinerado.
A retirada será feita no dia 17 de julho, e corresponde a primeira remessa dessa natureza realizada em Rondônia. Segundo a coordenadora, desde abril, que um levantamento minucioso vem sendo feito dos produtos interditados por vencimento, e que agora deverão ser retirados do mercado.
Eutália explica que devido ao alto custo da retirada individual desses produtos, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev, com apoio logístico da Agência Idaron vem realizando essa operação. “Claro, que isso não impede que os fabricantes cheguem até o local onde há produtos interditados e façam a coleta também”, informou.
Ela disse que está ação é inovadora, e somente nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, existe algo semelhante. “A ação é muito importante porque visa retirar produtos obsoletos que podem causar danos ao meio ambiente”, finalizou.