Com a realização do Projeto Jeca Tatu, a Faculdade São Lucas está beneficiando moradores do Bairro Planalto, situado na zona leste da Capital. Trata-se de um bairro periférico onde habitam centenas de famílias carentes. Professores e acadêmicos dos Cursos de Nutrição, Odontologia, Medicina, Biologia e Biomedicina integram a equipe que se desloca até o bairro para prestar atendimento à comunidade. Em parceria com a Associação Madre Assunta Marchetti, a Faculdade São Lucas atua, desde 2005, no Bairro Planalto ministrando palestras nas áreas de educação e saúde, com o objetivo de minimizar os problemas enfrentados pelos moradores, principalmente através de orientações que contribuem para melhorar a saúde de crianças e adultos.
O Projeto Jeca Tatu é resultado de iniciativa do Departamento de Nutrição, que estabeleceu prioridades voltadas ao atendimento da comunidade. Segundo a nutricionista Luna Mares e a biomédica Flávia Serrano, coordenadoras do Projeto, o objetivo é despertar, na sociedade e nos órgãos públicos, a definição de ações para atender aquele bairro, principalmente diante da situação de precariedade e risco a que os moradores estão expostos. No início, acadêmicos do Curso de Nutrição vivenciavam a realidade social do bairro, conhecendo in loco as carências. “Logo constatamos a necessidade do envolvimento dos demais cursos da área de saúde da São Lucas”, disse Luna Mares, acrescentando que os Cursos de Direito e de Administração também deverão integrar a equipe de apoio aos moradores.
A equipe de professores e acadêmicos da Faculdade São Lucas tem realizado importante trabalho de atendimento aos moradores, incluindo a análise da qualidade da água dos poços (cacimbas), considerada imprópria para o consumo humano. Também foi feita pesquisa sobre as condições de higiene nas residências, avaliação nutricional, avaliação da saúde bucal, qualidade da alimentação consumida, além de tratamento profilático na área odontológica. A proposta, de acordo com as professoras, é ampliar as ações que estão sendo desenvolvidas no bairro, de modo a contribuir com a saúde e a cidadania de seus moradores.