Expedito Júnior quer ouvir presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ibama
Em discurso no plenário do Senado, o senador Expedito Júnior (PR/RO) solidarizou-se com os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estão em greve há mais de um mês. Expedito Júnior (PR-RO) informou que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou requerimento de sua autoria para que, na próxima terça-feira (3), a comissão reúna-se com o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ibama, Jonas Correa. Os servidores estão em greve desde a decisão do governo federal em editar a Medida Provisória nº 366/07, que divide o órgão e cria o Instituto Chico Mendes.
“Queremos que ele venha trazer esclarecimentos, ajudar-nos a entender o que o governo quer com essa medida provisória que, de uma maneira açodada, praticamente acaba com o Ibama”, explicou Expedito Júnior. O senador entende que essa não é uma greve por maior salário. “É uma greve silenciosa. Eles não aceitam que o órgão seja dividido ao meio, sem uma discussão com a sociedade e com seus servidores", disse o senador.
O senador Cícero Lucena (PSDB/PB) assinou o requerimento com Expedito Júnior. O presidente da CMA, senador Leomar Quintanilha (PMDB/TO), ressaltou a importância de se ouvir os servidores e elogiou o grupo de funcionários do Ibama que estavam na reunião da comissão por estarem protestando de forma ordeira.
Na semana passada, Expedito Júnior fez um pronunciamento pedindo que as mudanças no órgão sejam feitas por meio de um projeto de lei e não por medida provisória. A intenção do senador é que os servidores possam discutir a matéria.