No próximo dia 12 de junho, quinta-feira, às 19h30, no Centro de Vivência “Paulo Freire”, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), através de sua Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), lançará os livros “Formação docente e estratégias de integração universidade/escola nos cursos de licenciatura” - Volumes I e II. A publicação dos livros marca o encerramento do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Procedência), da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC).
Segundo a pró-reitora de graduação da Unir e um das organizadoras dos livros, professora Nair Gurgel, as publicações pretendem expor para a comunidade acadêmica o que pensam e fazem professores e alunos na relação com as escolas de ensino fundamental e médio. “A ação pedagógica aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social e a universidade, através de seus cursos de licenciatura, não pode ficar à margem desse processo”, explica Nair.
O primeiro volume do livro traz 19 artigos, escritos por 28 professores, e o segundo 18 artigos, escritos por 36 autores. Os livros serão distribuídos gratuitamente aos autores, aos diversos setores da Unir (Bibliotecas, Campi e Núcleos, Departamentos), além de serem enviados às universidades públicas nacionais e particulares locais.
Prática educativa contra-discursiva - Para a professora, os livros mostram que o papel da Unir, no desenvolvimento científico e tecnológico de Rondônia, considerando que é a única universidade pública no Estado, além de ser a principal co-responsável pela formação inicial/continuada/permanente de profissionais para o mercado de trabalho, é refletir sobre o próprio ato de ensinar e aprender no ensino superior, dentro de um contexto de profundas mudanças nas relações pessoais, profissionais e institucionais.
Tal constatação, afirma a professora Tânia Brasileiro, também organizadora dos livros, “nos põe frente ao desafio de assumir nossa própria fragilidade e, ao mesmo tempo, nossas potencialidades para rever e propor mudanças na maneira de compartilhar os espaços de aprendizagem na universidade”. Para tanto, a pesquisadora defende uma prática educativa contra-discursiva, em que os avanços tecnológicos, a interdisciplinaridade, a flexibilização dos currículos e a valorização da pluralidade cultural, dentre outros elementos, surgem como questões fundamentais para a formação docente.
Conferência sobre docência - O lançamento dos livros será precedido pela conferência “Docência: formação e o ser e estar na profissão”, que será ministrada pela professora Ilma Passos, da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições para a conferência são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente pelos interessados no Laboratório de Multimídia, no Campus “José Ribeiro Filho”, no local do evento, ou ainda pelo e-mail labmidia@unir.br. Será expedido certificado de participação.