Comando da PM instala “sindicância regular” para apurar suposto abuso de autoridade contra jornalista

Comando da PM instala “sindicância regular” para apurar suposto abuso de autoridade contra jornalista

Comando da PM instala “sindicância regular” para apurar suposto abuso de autoridade contra jornalista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A comandante-geral da Polícia Militar-PM de Rondônia, coronel Angelina Ramires, mandou instaurar uma “sindicância regular” para investigar os crimes de abuso de autoridade, coação e constrangimento ilegal, prisão ilegal e tratamento desumano e degradante praticados por PMs contra o bacharel, sociólogo e jornalista Abelardo Jorge, no início da madrugada do dia 12 de abril do corrente ano. Conforme amplas denúncias divulgadas em jornais eletrônicos e impressos, o sociólogo foi preso, algemado e conduzido à Central da Polícia Civil-PC minutos após retornar do município Candeias do Jamari, onde estava acompanhado de um radialista e presidente da executiva municipal de um partido político. Autor de dezenas de reportagens contendo denúncias contra ação de narcotraficantes que atuam nas proximidades da central da PC, Abelardo foi intimado a deixar de fazer anotações no momento em que PMs faziam abordagens e revistavam prostitutas na rua Miguel Chaquian. Não se intimidou e disse aos policiais: “a Constituição Federal garante aos brasileiros o direito de ir, vir e ficar”. Foi quando os PMs iniciaram práticas delituosas continuadas na central da PC. Abelardo foi impedido de dar telefonemas e de receber assistência de advogado e parentes. Portador de diploma de nível superior foi trancado numa cela da central PC até às 8 horas do dia 12/04/2006. “Fui vítima de abuso de autoridade, ameaças até de flagrante forjado e fui submetido a intenso sofrimento físico e mental mesmo depois entregar aos PMs documentos pessoais, credenciais e cópia autenticada do diploma de bacharel”, resumiu Abelardo. Leia a seguir Ofício da PM informando a instauração da “sindicância”:
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA
COMANDO GERAL
AJUDÂNCIA GERAL
Porto Velho-RO, 23 de maio de 2007. Ofício nº 001/Sind. Reg../2007 Prezado Senhor, Na qualidade de Encarregado da Sindicância Regular, instaurada através da Portaria nº 035/CADF-2/CORREGEPOM/07, a fim de apurar a conduta irregular por parte dos policiais militares que efetuaram a prisão em desfavor de Vossa Senhoria, conforme relatos noticiados nos sites www.0guapore.com e www.ocombatente.com em 12 e 13 de abril de 2007, solicito a Vossa Senhoria comparecer as 09:00 horas do dia 28 de maio de 2007 (SEGUNDA-FEIRA), na sala da Coordenação Estadual do PROERD/PMRO, localizado a rua Padre Chiquinho c/ av. Presidente Dutra s/nº, ANEXO da SEDUC, Esplanada das Secretarias, Bairro: Pedrinhas, próximo ao Supermercado Aragão, telefone: 3216-5964 /9956-2223.
CLEUDEMIR HOLANDA DE CASTRO - MAJ PM
Encarregado da Sindicância Regular
Ao Sr. ABELARDO JORGE Endereço eletrônico: abelardo6666@yahoo.com.br Nesta.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS