Um audiência pública realizada ontem no Conselho Regional de Contabilidade CRC-RO, discutiu os procedimentos aplicáveis com a proposta de alteração do Decreto Lei nº 9295/1946 que regulamenta a Profissão Contábil em Rondônia. A II audiência pública, teve por objetivo dar conhecimento público aos estudos elaborados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), bem como receber, por escrito, subsídios para aperfeiçoar os estudos.
Na audiência, estiverem participando contabilistas de todo o estado, entre eles, o presidente do CRC-RO, Luiz Iocca Sobrinho, demais conselheiros do CRC, o presidente da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), contador João Altair Caetano dos Santos e delegados regionais do CRC-RO no interior de Rondônia.
Entre as propostas de mudança, estão os que facilitam o processo de eleição para membros do Conselho dos CRCs e o Exame de Suficiência. Na sexta-feira, o presidente do CRC, que esteve no programa Allamanda Hoje (TV Allamanda) disse que a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o CFC quer que os profissionais da Contabilidade façam o exame para poder ser habilitado a atuar. "É mais segurança ao profissional e aos clientes, pois eles terão um profissional habilitado", disse o presidente.
Audiências públicas foram realizadas em todos os estados com o mesmo propósito e agora, um relatório será elaborado e encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação. Os contabilistas de todo o país estão otimistas com a aprovação das mudanças e consideram o Decreto Lei 9295/46 arcaico.