Instituições discutem melhorias no atendimento a crianças vítimas de violência sexual
Representantes de instituições que compõem a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes expuseram experiências e discutiram melhorias no atendimento a meninos e meninas vítimas do crime, durante seminário que visou o fortalecimento dos profissionais envolvidos na área, realizado no auditório do Ministério Público de Rondônia, nesta sexta-feira (16), em Porto Velho.
Judiciário, Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Projeto Acolher, Conselho Tutelar, Hospital Infantil Cosme e Damião e Ministério Público de Rondônia divulgaram ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, como forma de facilitar a verificação de pontos que podem ser aprimorados no trabalho de defesa e acompanhamento das vítimas.
Durante o painel, o Juiz Álvaro Kalix Ferro destacou a iniciativa inédita do Estado de Rondônia de criar, por resolução, a Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente, da qual é titular. Ele ressaltou que tão logo a Vara foi criada notou-se a necessidade de estruturá-la com um trabalho interdisciplinar, realizado com a ajuda de uma psicóloga e assistente social, que prestam atendimento aos meninos e meninas, antes destes serem ouvidos em juízo. “A Vara não se resume a julgar o réu. Também se preocupa em encaminhar a vítima a tratamento oferecido por órgãos competentes”, disse.
O Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcelo Lima de Oliveira, relatou o trabalho do Ministério Público na defesa de crianças e adolescentes submetidos à violência sexual. Ele lamentou as dificuldades na rede de atendimento, citando como exemplo a rotatividade de profissionais que atuam em projetos de acolhimento e tratamento deste público.
O painel fez parte da programação do 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O evento, que se estendeu por toda a sexta-feira, foi encerrado com a apresentação do livro “Passou do Limite”, de autoria de Vera Mazarotto, que sofreu violência sexual por parte de um familiar, durante a infância.