O governador Ivo Cassol pré-agendou uma audiência para a próxima sexta-feira (04/05), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para debater a transposição dos servidores estaduais para o quadro da União. “Vamos mostrar ao presidente Lula a necessidade de Rondônia ser atendida com a transposição dos servidores, contratados até 1991, para o quadro Federal. Roraima e Amapá foram contemplados com a transposição e Rondônia não pode ficar prejudicada”, destacou Cassol.
Na noite desta quarta-feira, Ivo Cassol, membros das bancadas federal, deputados estaduais e sindicalistas, se reuniriam com o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, para discutir o assunto. Em pauta, uma proposta de Medida Provisória, que tem como relator o senador Expedito Júnior, que altera Leis relacionadas aos servidores públicos. Outro assunto a ser debatido na reunião, é uma Proposta de Emenda Constituicional (PEC) que tramita na Câmara dos Deputados e que prevê a transposição. Cassol e Expedito acreditam que, caso haja acordo na votação, a transposição poderá acontecer em breve espaço de tempo. Se for por meio de PEC, a tramitação será um pouco mais demorada. Será necessária a criação de uma comissão especial para discutir o assunto - tese defendida ontem pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.
Na noite desta terça-feira, Chinaglia recebeu Cassol, três senadores, cinco deputados federais, 18 estaduais e 17 dirigentes sindicais, que mostraram ao presidente da Câmara a preocupação com o assunto. Chinaglia destacou a clara demonstração de unidade dos representantes de Rondônia, e sublinhou a importância do encontro desses membros com o ministro Walfrido dos Mares Guia. O governador Ivo Cassol e o senador Expedito Jr. aguardam a confirmação de um encontro com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e com técnicos das áreas econômica, planejamento, orçamento e gestão, para novas discussões sobre a matéria.