A partir desta segunda-feira( 23) até o dia 28 (sábado), a vacina contra gripe estará disponível para os idosos acima dos 60 anos nos postos de saúde da rede municipal de Porto Velho.A meta da Prefeitura é vacinar quase 12 mil pessoas. No sábado, Dia Nacional de Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibilizará 47 postos na capital para imunizar os idosos.
A campanha será aberta oficialmente nesta segunda-feira, às 9 horas, no Recanto do Vovô e da vovó, na avenida Guaporé, próximo à avenida Raimundo Cantuária.A vacina contra gripe deve ser tomada anualmente. Além da vacina contra influenza (gripe), a Semusa vacinará também as pessoas da terceira idade contra o tétano e febre amarela.
O governo federal começou a vacinar os idosos contra gripe em 1999, com o objetivo de reduzir a mortalidade de pessoas acima dos 60 anos por influenza e suas complicações. O secretário Municipal de Saúde, Sid Orlerans explicou que a vacina tem eficácia de 70 a 90%. Ele destacou que algumas pessoas, mesmo tendo sido vacinadas podem contrair a doença. "A vacina, no entanto, pode reduzir o risco das sérias complicações como as pneumonias e até óbitos", frisou.
Sid explicou que 90% das pessoas que são imunizadas não apresentam reação " os 10% que apresentam algum tipo de reação está associada à vacina", disse. O idoso estará imunizado de três a quatro semanas depois de tomado a dose.
Contra indicação
O secretário lembrou que as pessoas que apresentam doenças neurológicas, acidente vascular cerebral em fase aguda e também quem tem sensibilidade severa ao ovo de galinha não podem tomar a vacina.