Famílias indígenas expulsas de terrno particular, na área conhecida como Lagoa Azul, zona Norte, vão ser indenizadas pelos governo do Estado. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (19), durante uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS).
A secretária de Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, abriu a reunião com um pedido de desculpas. Ela alegou que o estado ainda não havia lidado com reintegrações de posse envolvendo indígenas no papel de invasores.
Além do pedido de desculpas, o governo do Amazonas vai pagar por possíveis prejuízos causados aos indígenas durante a ação. Ficou definido que cada família deve receber R$ 10 mil e os indígenas solteiros vão receber R$ 5 mil.
O presidente da Fundação dos Povos Indígenas (FEPI), Bonifácio Baniwa, afirmou que o órgão vai acompanhar o processo e definir como o dinheiro será utilizado pelos índios.
Memória
Na semana passada, a Polícia de Choque desocupou uma área de 180 mil m2 na zona Norte de Manaus. No local havia cerca de mil famílias, das quais 59 eram indígenas.