Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da FIMCA participam de atividades de campo
O coordenador do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA juntamente com o professor Gilson Santana e dos acadêmicos Amauri Lacerda e Adelmo de Oliveira realizaram no último sábado, 17de março, atividade na Av. Carlos Gomes esquina com a Rua Brasília, com o objetivo de conscientizar a população de Porto Velho sobre a importância da coleta seletiva.
Na ocasião foram distribuídos panfletos no formato de marcador de livro com informações educativas sobre a coleta seletiva do programa FIMCA RECICLA, os símbolos da reciclagem, quais os materiais recicláveis, a cor correspondente para cada material, seguindo norma internacional, tudo isso numa linguagem jovem e acessível.
Este projeto, ao mesmo tempo de caráter científico, social e ambiental, dá oportunidade para acadêmicos e professores possam de sair da sala de aula e vir a campo para ter este contato com a população. “A população não está acostumada a se deparar com campanhas como esta que realizamos objetivando informa-los sobre a coleta seletiva e seus benefícios para o meio ambiente”, frisou o professor Gilson Santana, “vejo este trabalho como uma atividade que reafirma o compromisso social da FIMCA e a nossa também”.
De acordo com o coordenador do Curso de Ciências Biológicas , professor Antônio Hernandes, “esta atividade terá continuidade na FIMCA quando os panfletos serão distribuídos para os acadêmicos de todos os Cursos. Promoveremos palestras educativas com a participação do professor Gilmar Rizzotto, palestras voltadas para a questão ambiental, dirigidas aos acadêmicos, professores, e funcionários, principalmente os responsáveis pela limpeza, todos esses atores sociais têm de ser constantemente sensibilizados a cerca das vantagens da coleta seletiva”.
Professor Antônio salientou o importante papel dos diretores da FIMCA e acrescentou que “a direção acompanhou o projeto desde o começo, e não apenas como apoio logístico e financeiro, inclusive a vice-diretora Maria Silvia Carvalho nos deu apoio técnico e fez sugestões que foram incorporadas ao panfleto, na verdade a participação da direção não foi apenas apoio passivo, mas ativo em todos os sentidos”.