*
*"É a consagração internacional dos aloprados". - Senador Álvaro Dias sobre o relatório americano com a citação da tentativa de compra do dossiê tucano pelo PT.
*Pauta Política de 01 a 10
*01-CIDADANIA – Trânsito:
*Qualquer vítima de acidente causado por veículo automotor de via terrestre ou seu beneficiário pode requerer a indenização do Seguro DPVAT. Pedir a indenização do Seguro DVPAT é simples. Você não precisa recorrer à ajuda de terceiros. Como determina a Lei Previdenciária, os beneficiários seguem uma ordem específica quanto ao direito de receber a indenização: em primeiro lugar, o cônjuge ou companheiro (a); na falta deste, os filhos; na falta destes, os pais ou avós e, na falta destes, por fim, tios ou sobrinhos da vítima. Segunda tem mais sobre DPVAT.
*02-Um colírio no olho dágua:
*Dra. Priscila Matzenbacher Tibes da Promotoria do Meio Ambiente, deitou seu olhar sobre nossos igarapés e chamou o poder público às falas. Ciente das dificuldades, o MP sabe que recuperar os igarapés exige altos investimentos do poder público, como obras ou desocupação de áreas de preservação ambiental. “Os problemas nós sabemos quais são, o que precisamos é buscar meios para começar a recuperar esses igarapés”, diz a Promotora. Enquanto tantos sentam e discutem a Dra Priscila age como o colibri no incêndio da floresta, pois cidadania não se compra em shopping.
*03-Um papo "muito do invocado":
Certa vez Lula disse naquele seu conhecido linguajar: "...um dia acordei invocado e liguei para o Bush". Para traduzir o sentido disso, um exemplo: A redução da sobretaxa para venda do álcool aos EUA é assunto do Congresso americano. Mas aí Lula se invocou e vai enfiar na agenda com Bush. Agendas presidenciais são preparadas pelas embaixadas de cada país e seguidas ao pé da letra, salvo se o encontro for com Bush, o xerife, e Lula, o invocado. Aí vale qualquer tema, pois depende do grau de invocação presente em cada ambos os dois, separadamente, ou não. Só. Quer mais o que? Tá querendo demais. Já to me invocando também.
*04-Um novo Lula ou o velho Lula?
*Lula empossou os novos líderes que farão a defesa de sua administração no Congresso. Na linha de frente, PMDB e PTB. Ao PT coube apenas uma vice liderança para o ex-líder na Câmara Henrique Fontana. Uma solenidade simples sem a presença do traído Renan Calheiros e haja trabalho. Lula quer mandar pro espaço a CPI do apagão aéreo e deixar o Congresso focado no PAC. Para bom entendedor meia palavra basta. Lula sabe que o PT consegue ser oposição de si mesmo e o melhor é se prevenir. É que para o mau entendedor, palavrão é pouco.
*05-Como não apagar o apagão?
*A oposição conta com os amuos Renan Calheiros como fato para transformar a CPI do Apagão Aéreo em CPI mista. Ressentido, o presidente do Senado disse que nada fará para barrar a investigação. A oposição ficou nos cascos. Mais de 400 vetos presidenciais estão no sovaco do Renan. Mas a oposição terá que agir rápido, pois o Zé Sarney já fez as pazes com Lula. Foi barato: Sua filha Roseana ganhou uma liderança. Renan demora mais e custa caro no sentido mais literal da palavra. Falta um carinho, no sentido mais literal da palavra, mais uma vez.
*06-Preparando o chouriço:
*Dando seqüência ao regime de engorda a que foi submetido para crescer com folga a base de sustentação do governo, o PR, filho do mensaleiro PL com a outra coisa chamada Prona, prepara suas duas mais novas filiações: o senador Edison Lobão, arcaico -no sentido de antigo- coronel do PFL, e o prefeito de Floripa, ex-PSDB. Esse PR novo -no sentido de tempo de existência- parece a Tele-Sena. De hora em hora, um anúncio. E a engorda lembra cozinha mineira. Engorda, retira a banha e frita o próprio porco nela. É só esperar. O chouriço vai na seqüência.
*07-Com a faca no pescoço:
*Nos papos de bastidores, Henrique Alves líder do PMDB avisa que o governo não deve “brincar” com os compromissos já assumidos com o PMDB e matuta: O PSB com 30 deputados, terá dois ministros; o PR com 40 deputados, terá um ministério; o PP com, 42 deputados, um e o PDT com apenas 20 deputados, leva também um. Feitas as contas o Alves conclui: Se o governo quiser dar só um ministério ao PMDB, que tem 98 deputados, terá uma surpresa. Melhor dizer “NÃO”, com toda clareza, que aceitar uma relação “de aparência, falsa”.
*08-O vôo do patinho feio:
*Hugo Chavez preparou um circuito alternativo ao de Bush. Quando o xerife Bush desembarcou no Brasil, o sargentão Chavez desembarcou em Buenos Ayres e de lá deve fazer outra visita: vai ver o Evo Morales. Dias antes, Chávez disse que a viagem de Bush seria um fracasso, reiterou que Bush é o maior genocida da história e o líder de um governo que quer dividir a América do Sul. Afirmando que cada governo sabe o que fazer e que a visita de Bush não merece seus aplausos, Chávez pediu aos latino-americanos para fazerem caminhadas contra a sua presença na região.
*09-Lula não sabia e Bush não sabe:
*Vejam como a vida nos mostra a verdade. Todos duvidavam mas Lula afirmava que não sabia. Aí vem o Bush e mostra como isso é possível. Hospedado bem pertinho num hotel 5 estrelas, George Bush não viu o confronto entre policiais e 10 mil manifestantes que protestavam contra sua visita. A Avenida Paulista, principal rua de São Paulo, virou uma praça de guerra: de um lado, pedras e paus; do outro, bombas de gás, balas de borracha e gás de pimenta. E tem gente que até hoje duvida do presidente Lula. “A maldade dessa gente é uma arte“ – Pois é. Já canatava Ataulfo Alves.
* 10-A cega justiça americana:
*A Justiça dos EUA abriu, por decisão do júri popular, processo criminal contra o ex-prefeito de São Paulo e deputado federal Paulo Maluf pelo suposto "roubo" nesses termos mesmo, em tradução literal, de US$ 11,6 milhões, desviados de obras públicas. Um pedido de prisão foi decretado. Se entrar nos EUA, Maluf será preso, pois a imunidade parlamentar brasileira não é reconhecida nos EUA. Aqui o malandro anda solto por ordem da mais alta corte da justiça, depois de passar 41 dias no xilindró. A justiça americana além de cega tem má vontade com Maluf.
*Contato : leoladeia@hotmail.com