O principal objetivo é formar os policiais recém transferidos para atuarem como multiplicadores de conhecimentos.
*A Polícia Militar de Rondônia, através do Batalhão de Polícia Ambiental, realiza de 29 de janeiro a 03 de fevereiro, no auditório Cabo PM Góes, das 8h00min às 22h00min um estágio de Policiamento Ambiental. Participam 33 policiais ambientais, incluindo os recém transferidos.
*O principal objetivo é capacitar os policiais para atuarem como multiplicadores de conhecimentos básicos sobre atividades relacionadas ao meio ambiente.
*O treinamento fornece base teórica e prática sobre introdução a legislação ambiental dentro da visão do direito e as responsabilidades por danos ao meio ambiente, proteção legal da Ictiofauna, portarias estaduais, noções de legislação náutica, noções de ecologia, noções gerais de geoprocessamento, visão geral da Educação Ambiental na atividade policial militar, Leis, resoluções e portarias que abordam a proteção florestal, como manejar fauna (nomenclatura captura, contenção e zoonoses), cálculos de volume e área, noções gerais sobre poluição em suas diversas modalidades, preenchimento de laudos de constatação, efeitos sobre a saúde humana, preenchimento de documentação e noções gerais sobre direito indígena.
*Durante a abertura oficial do evento, o comandante do Batalhão Ambiental, major Josenildo Nascimento, explicou sobre a importância de tais conhecimentos, sendo o responsável ainda para expor todas as formas de exploração mineral, licenças, documentação exigida, classificação e legislação pertinente, licenças ambientais de acordo com a legislação ambiental estadual, federal e municipal.
*Os profissionais são motivados a refletir e apontar a pertinência e relevância de suas ações reguladoras e multiplicadoras em sua atividade profissional com os conteúdos trabalhados.
*No encerramento, será feita uma avaliação sobre os conhecimentos adquiridos, aplicada pelo sub comandante capitão Pedro Silva Simplício e o sargento Lucindo Martins dos Santos.
*São instrutores do estágio, o major Josenildo Nascimento, comandante do BPA, capitão Pedro Silva Simplício, sub comandante, o sargento Lucindo Martins, sargento Valtir Pereira, professor de Biologia Gildo Soares Lins Júnior, cabo PM Fem Sinésia Silva, biólogo Rafael Acorsi e PM Rosenildo Pereira. De acordo com o major *Josenildo, todos os policiais militares recém transferidos são obrigados a assistirem as aulas.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Estudo do papilomavírus humano é realizado em Rondônia
*
Seduc orienta diretores escolares para ano letivo