Representantes de várias instituições relacionadas ao turismo marcaram presença nesta segunda-feira (21) na Jornada Verão Legal realizada em Porto Velho pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Turismo (Setur), numa parceria com o Ministério do Turismo (MinTur) e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC).
O evento teve por objetivo estabelecer estratégias e desenvolver ações para o acompanhamento, controle e melhoria da qualidade da prestação dos serviços turísticos no Estado, tendo como base o Plano Nacional de Turismo lançado no ano passado pelo governo federal para o triênio 2007/2010, sob o tema ‘Uma Viagem de Inclusão’.
De acordo com o superintendente estadual de Turismo, Manoel Serra, a proposta é de que Rondônia se adeqüe ao plano, mesmo vivendo uma realidade diferente das demais regiões, como por exemplo, as estações do ano, quando o verão coincide com o inverno amazônico. Serra reforçou que a intenção do Governo é mostrar os atrativos do Estado para que sejam atraídos novos investimentos e, consequentemente, turistas. Entre as ações implementadas, ele destacou a pesca esportiva no Vale do Guaporé e a restauração dos trilhos e locomotiva para a retomada dos passeios na estrada de ferro Madeira Mamoré até a cachoeira de Santo Antônio.
O superintendente destacou ainda que a administração Ivo Cassol tem dado significativa contribuição aos eventos turísticos, culturais e desportivos, inclusive às feiras regionais, nacionais e internacionais, que elevam o nome e as potencialidades de Rondônia, e que por isso precisa de mais incentivos do Governo Federal. “Temos um grande potencial, mas ainda há muito a ser feito para a reestruturação desse setor que com certeza será o mais beneficiado com os projetos em andamento para o Estado, a exemplo das usinas hidrelétricas”, disse Serra, acrescentando que a ampliação dos investimentos, que no ano passado foram de mais de R$ 1 milhão, também faz parte das metas para 2008.
Na esfera federal, conforme Humberto Azevedo, assessor do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CadasTur), o Ministério do Turismo está preparando a segunda etapa do Programa Viaja Mais Melhor Idade, que numa parceria com as agências de viagem oferece pacotes turísticos a preços mais acessíveis para as pessoas da terceira idade; divulgação dos 65 destinos indutores do turismo, entre eles Porto Velho; o CadasTur; e o Programa Vistoria Integrada, que pretende melhorar as estruturas e prestadores de serviços para um atendimento qualificado aos visitantes.
Ainda participaram do evento, Robson Silva, coordenador de Marketing da ABEOC; Dario Vasques, da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo; José Anchieta, da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo; Ananias Frota, do Sindicato da Rede de Hotelaria; e Hilton Gomes, diretor-geral do Senac.