Acre - Polícia expulsa invasores de terras no Segundo Distrito

Acre - Polícia expulsa invasores de terras no Segundo Distrito

Acre - Polícia  expulsa invasores de terras no Segundo Distrito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Tropas das Polícias Federal e Militar expulsaram ontem cerca de 160 famílias que ocupavam desde domingo uma área ao lado do bairro Santa Helena, no Segundo Distrito. *A área, que pertence ao governo do Estado, já tinha sido loteada entre os posseiros e recebeu o nome de bairro Jorge Viana, em homenagem ao ex-governador do Estado. *Os argumentos dos posseiros variaram. Alguns usaram a falta de outro lugar para morar. Outros, o desemprego. E terceiros, a carestia dos aluguéis que se obrigam a pagar mensalmente. *Como a área, ocupada por um denso capinzal, pertence ao poder público e não havia sido beneficiada até hoje, eles resolveram ocupar para negociar, mais tarde, com as autoridades. *“Não é nada contra o governo, essa invasão é porque nós não temos mais condições de ficar morando de favor na casa dos outros. Mais de 99% das pessoas aqui moram na casa de parentes ou mesmo de amigos e só uma minoria mesmo tem dinheiro para pagar algum aluguel”, explica Rubens Andrade Santos, que se diz desempregado desde 1992 e pai de cinco crianças. *A situação no local era tensa. Algumas famílias temiam um confronto com a polícia, que, segundo alguns, ameaçou e agrediu verbalmente vários ocupantes. *Segundo Rubens Andrade, um menor de idade foi detido sem mandado ou motivo por uma das radiopatrulhas. A polícia nega as acusações. *No quarto dia de existência, o bairro Jorge Viana já tinha sido dividido em vários lotes de 12 por 25 metros. Segundo os ocupantes, também foram deixados espaços para ruas, travessas e até áreas para a construção de igrejas, duas praças, uma creche e um posto de saúde. Apesar da divisão, nesta quarta-feira, o matagal continuava intacto em 90% dos lotes. *PM agiu preventivamente *O novo comandante da Polícia Militar (PM), coronel Romário Célio, disse ontem que a polícia agiu preventivamente e que a invasão, ao contrário do que alegam os ocupantes, não chegou a ser efetuada. *Segundo o coronel, a ocupação se justifica exatamente pelo fato da área ser pública - parte é do governo do Estado, parte da União. *“Nós recebemos uma informação que esses ocupantes estavam tentando entrar nessa área e resolvemos agir antes que se configurasse de fato a invasão. Nós impedimos que ela se consumasse graças a uma ação preventiva, rápida e eficaz”, explica o coronel. *A maioria dos bairros de Rio Branco surgiu nas mesmas condições que o abortado bairro Jorge Viana. Entre eles, o Santa Helena, vizinho da área ocupada. Uma fonte dos moradores afirmou que as famílias voltarão ao local logo após a saída da polícia. (Josafá Batista)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS