O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (16) que 51,5% dos 127,4 milhões de eleitores brasileiros têm baixa escolaridade - não conseguiram completar o primeiro grau ou sabem apenas ler e escrever. Levantamento divulgado pelo tribunal informa, também, que 6,46% dos eleitores brasileiros são analfabetos.
O quadro é pior na região Nordeste, onde há 70% de eleitores analfabetos ou com baixa escolaridade – que não conseguiram sequer completar o primeiro grau. Sozinho, o Nordeste possui 4,2 milhões de eleitores analfabetos (12,22% do eleitorado).
O levantamento foi feito com base no total de eleitores aptos a votar até o fim de 2007. O TSE admite que os dados podem apresentar defasagens porque a escolaridade foi declarada no ato do alistamento eleitoral.
Analfabetos
Segundo o estudo, o total de eleitores analfabetos na região Nordeste é maior que os 4 milhões de eleitores analfabetos de todas as outras regiões do país.
No Norte, o percentual de eleitores analfabetos é de 8,74%. No Centro-Oeste, 4,76%. No Sudeste, 3,84%. E na região Sul, de 3,51%. Pela Constituição Federal, os analfabetos, embora votem, são inelegíveis.
Nível superior
De acordo com o TSE, apenas 3,43% dos eleitores do país têm nível superior completo. No Sudeste, o percentual é de 4,4%. No Sul, de 3,8%, e no Centro-Oeste, de 3,64%.
Já no Nordeste e no Norte, os índices são mais baixos – 1,79% e 1,73% do eleitorado, respectivamente.