O Ministério Público de Rondônia realizou em conjunto com a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros uma vistoria no Hospital Municipal Sandoval Araújo Dantas, no município de Jaru, onde foram constatadas diversas irregularidades. A vistoria resultou em uma audiência pública, realizada na segunda-feira (14), para discutir medidas para sanar as deficiências identificadas no hospital.
Segundo o Promotor de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães, o prefeito de Jaru, Ulisses Borges, se comprometeu a reformar o hospital, instituir o ponto eletrônico para controle da freqüência dos profissionais de saúde lotados na unidade, contratação de mais médicos e suspensão das férias de todos os profissionais de saúde do hospital, conforme Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público. “De imediato foram contratados mais dois médicos para o hospital”, informou o Promotor de Justiça Geraldo Henrique, da Comarca de Ariquemes, mas que estava atuando em Jaru. Nesta quarta-feira (16), uma "força-tarefa" montada pelo prefeito Ulisses Borges iniciou a reforma e limpeza geral do hospital, trabalho vistoriado pela Vigilância Sanitária Estadual. Uma nova vistoria será realizada no hospital no dia 26.
Uma ligação recebida pelo Ministério Público na noite de quinta-feira (9), onde um pai denunciava que estava desde as 14hs com uma criança doente e no início da noite ainda não havia sido atendido. Devido à situação, Geraldo Henrique convocou a Vigilância Sanitária, o Conselho Municipal de Saúde e o Corpo de Bombeiros para realizar vistoria no hospital. Segundo o Promotor, a maior reclamação era a falta de médicos plantonistas, uma vez que o antigo diretor-clínico hospital, concedeu férias à maioria desses profissionais no mês de janeiro.
*
VEJA TAMBÉM
*
Prefeito Dedé de Melo é acusado de difamar presidente de Bairro
*
Associação se compromete a construir depósito para embalagens de agrotóxico