Unir estará sob intervenção federal na segunda-feira

Unir estará sob intervenção federal na segunda-feira

Unir estará sob intervenção federal na segunda-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Universidade Federal de Rondônia (Unir) amanhecerá, nesta segunda-feira (15), sob intervenção federal, por decisão tomada no Ministério da Educação (MEC). A informação foi transmitida ao reitor Ene Glória da Silveira, da Unir, nesta sexta-feira (12), por telefone, de Brasília, pelo professor Manuel Palácios, da Secretaria de Ensino Superior (Sesur) do MEC, sem, no entanto, revelar a identidade do interventor. O mandato do reitor Ene Glória expira neste dia 14 de janeiro. *Embora o reitor Ene Glória não tenha confirmado, nos corredores da reitoria correu a especulação segundo a qual a Sesur chegou a consultá-lo sobre a possibilidade de nomeá-lo para o posto, numa espécie de prorrogação do seu mandato, tendo a sugestão sido recusada. Os rumores mais insistentes dão conta de que Ene Glória teria indicado a professora Mariluce Paes, do Núcleo de Ciências Sociais, para o cargo. Mas no gabinete do reitor os funcionários comentam que o interventor viria de fora do Estado. *A medida foi tomada em decorrência do término do mandato do reitor Ene Glória sem que se tenha prolatado uma sentença quanto ao mérito do processo de consulta à comunidade acadêmica sobre a eleição da lista tríplice de onde seria nomeado o sucessor, interditado pela Justiça Federal. Como o mandato do vice-reitor, José Januário Amaral, só termina em abril próximo, até a manhã desta sexta-feira tinha-se como certo que este substituiria Ene Glória normalmente, com a missão de convocar novas eleições em 60 dias caso a Justiça decidisse pela anulação do processo sucessório ou, até lá, não se pronunciasse. *Mas, conforme se informou no gabinete do reitor da Unir, a Sesur entendeu que ao vice-reitor compete substituir o titular do cargo apenas em suas ausências por motivo de viagens ou impedimentos por razões de saúde. No caso, o mandato do reitor termina e abre-se a vacância do cargo, segundo o MEC. *O professor José Januário Amaral foi o vencedor da consulta à comunidade acadêmica sobre o sucessor do reitor Ene Glória e também o primeiro colocado da lista tríplice eleita pelo colégio eleitoral da Unir, formado pelos conselhos superiores da instituição. Mas atendendo a uma petição de alunos, onde se reclamou da legalidade da modalidade paritária do voto adotada no processo, a Justiça Federal interditou a nomeação do reitor e ainda não se pronunciou quando ao mérito da reclamação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS