Festival de roubalheira - por Valdemir Caldas

Festival de roubalheira - por Valdemir Caldas

Festival de roubalheira - por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O jornal eletrônico O Observador trouxe à luz, com destaque, a construção de dois viadutos na cidade de Pimenta Bueno. Não se discute a importância da obra para melhorar o fluxo de veículos e, conseqüentemente, reduzir o elevado número de acidentes no local, mas, sim, o valor do empreendimento, ou seja, mais de cinco milhões de reais. O blog do jornalista Paulo Andreoli, publicou o que chamou de picaretagem, praticada na administração do petista Roberto Sobrinho. Trata-se de um convênio firmado entre uma insossa Fundação Iaripuna e a União Estadual dos Estudantes (UEU), no valor superior a vinte e três mil reais, para a realização de um show que não teria acontecido. Até agora, nem Sobrinho, nem o presidente da tal fundação, nem o presidente da União dos Estudantes, ninguém, absolutamente, ninguém, veio a público para, pelo menos, tentar justificar o imbróglio. No caso do escândalo dos viadutos, o prefeito da cidade, Augusto Placa, limitou-se a dizer que a obra servirá para embelezar a cidade. Certo, portanto, o internauta que, ao comentar a matéria, apontou o conúbio deletério que há entre empresas de construção civil e políticos, tendo sempre como fito básico o derrame acintoso de recursos públicos. São fatos dessa natureza, no entanto, que estarrecem e denunciam o avançado grau de putrefação a que chegou a administração pública. E mais: quão espúrias são as fontes de poder neste país e como a população tem sido sistematicamente vilipendiada por dirigentes públicos e políticos irresponsáveis, que insistem em inverter as prioridades sociais, desde que isso, evidentemente, represente um reforço a mais na suas já polpudas contas bancárias. Não é de hoje, porém, que se tem notícia de contratos, convênios e tantos outros esquemas fraudulentos, para a realização de patuscadas que não saem do papel, mas o dinheiro público acaba sempre nos afiados bicos das aves de rapina. Os exemplos falam por si mesmos, ao mostrar, em números, a facilidade com que o suado dinheiro do contribuinte escorre pelo cada vez mais espaçoso duto da corrupção. Quantos milhões de reais já foram incinerados na construção dos monstrengos de Pimenta Bueno, ainda é uma incógnita, mas, se o TCU fosse chamado a opinar (uma vez que se trata de recursos da União), acredita-se, haveria uma redução significativa de milhões de reais no valor contratado. Com esse dinheiro, o prefeito que quer embelezar a cidade, poderia melhorar a qualidade dos serviços prestação à população nas áreas da saúde e educação, por exemplo, pagar salários condizentes aos servidores e ainda investir em saneamento básico, dentre outras prioridades. Comprovadamente, a corrupção é a chave de todos os problemas que afligem o nosso país. Se fosse uma empresa privada, o Brasil já teria fechado suas portas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS