MME confirma haver gás em Urucu suficiente para RO e AM

MME confirma haver gás em Urucu suficiente para RO e AM

MME confirma haver gás em Urucu suficiente para RO e AM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Grupo de Trabalho criado no Ministério de Minas e Energia (MME) para estudar a viabilidade econômica da construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho confirmou a existência de gás natural na Bacia Petrolífera de Urucu em quantidade suficiente para abastecer os estados de Rondônia e Amazonas. O estudo foi apresentado a empresários rondonienses e representantes da bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados durante encontro na Secretaria Executiva do MME realizado nesta quinta-feira. Segundo o presidente da Fundação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Antônio Marrocos, a afirmação foi recebida com entusiasmo pela comitiva de Rondônia. Há sete anos a população da região aguarda o início das obras do empreendimento, que é considerado de fundamental importância para o futuro econômico do Estado. A partir da reunião, ficou decidido que empresários do Estado também participarão do grupo do MME. Suas funções serão auxiliar os levantamentos ampliando sua abrangência para as viabilidades sócio-ambientais, que até então eram desconsideradas pelos representantes do ministério. Para Marrocos, o próximo passo será buscar novas indústrias que queriam se instalar em Rondônia para ampliar o mercado consumidor do gás natural. Atualmente, seu maior consumidor seria a Termonorte que geram energia para Rondônia e parte do Acre por meio da utilização de óleo diesel. “Está comprovada a existência e disponibilidade de gás na Região Norte, falta agora investimento necessário para que esse gás seja explorado”, disse o presidente da Fiero. Diante da confirmação da existência do gás natural em Urucu, o deputado federal Eduardo Valverde (PT-SP), mostrou-se preocupado com a postura que vinha sendo adotada pelo Governo Federal. Em diversas oportunidades, representantes do Executivo como a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, descartaram a possibilidade de construção do gasoduto sob a alegação de que o combustível de Urucu era insuficiente para abastecer o Amazonas e Rondônia. “Agora acredito que conseguiremos entender os argumentos do Ministério e resolver os pontos que estão trancando a construção do duto”, disse. Além de Valverde, participaram da reunião os deputados Mauro Nazif (PSB) e Moreira Mendes (PPS), além de representantes da Companhia Rondoniense de Gás (Rongás). *VEJA TAMBÉM * Aneel realiza leilão da UHE Santo Antonio * Ambientalistas entram na justiça para suspender leilão das usinas do rio Madeira
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS