O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) realiza no período de 5 a 12 desde mês de dezembro mais uma campanha educativa no trânsito da capital. Com toda a equipe de funcionários da Coordenadoria de Educação de Trânsito trabalhando na campanha, o grupo atua abordando pedestres, ciclistas e condutores de veículos sobre segurança e obediência as leis de trânsito.
O grande aumento da frota de veículos e o crescimento do número de acidentes de trânsito em Porto Velho têm feito com que a Coordenadoria de Educação de Trânsito intensifique ainda mais as suas ações educativas em Porto Velho com desenvolvimento de diversas atividades.
Analisando os números, a Coordenadoria do Renaest informou que no ano de 2006, 105 pessoas morreram no trânsito de Porto Velho e 8.499 veículos foram envolvidos em acidentes com vítimas. Somente nos primeiros sete meses de 2007, até julho, 52 pessoas tiveram a vida ceifada no trânsito e 8.368 veículos envolvidos em acidentes, apenas 131 veículos a menos, faltando ainda para serem computados a esses números cinco meses até dezembro deste ano.
Com relação à frota de veículos de Porto Velho, em apenas 09 meses, de janeiro a setembro deste ano, mais de 8 mil veículos novos foram incorporados a frota. Até dezembro de 2006 a frota na Capital era de 106.583 veículos e atualmente é de 114.662.
Visando conscientizar ainda mais a população desses dados negativos, a Coordenadoria de Educação realiza em parceria com a Companhia de Trânsito blitz educativa em alguns dos principais cruzamentos da cidade. Ontem aconteceu em dois pontos da avenida Jorge Teixeira, pela manhã no cruzamento da Calama e no período da tarde no cruzamento com a avenida Rio de Janeiro. Hoje a equipe estará atuando em cruzamentos da BR-364.
As abordagens, de acordo com o Coordenador de Educação de Trânsito, Túlio Rogério de Souza, não são direcionadas apenas aos motoristas de veículos automotor, mas também aos ciclistas e pedestres que transitam nos locais onde as blitz são montadas.
O diretor geral do Detran/RO, Eduardo Batistela enfatizou mais uma vez o apoio do Governo do Estado em priorizar a Educação de Trânsito, lembrando que a realização da blitz visa à informação, orientação e conscientização dos condutores, levando-os à reflexão sobre a oportunidade dada, de modo a adotarem um comportamento mais seguro no trânsito, principalmente nos aspectos se segurança do veículo, habilitação para dirigir e porte da documentação exigida.