*Num ambiente que mais pareceu um palco temático preparado exclusivamente para o evento, a Federação das Indústrias de Rondônia fez a entrega do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, na noite de sexta-feira, no Cacoal Selva Parque Hotel, às empresas industriais que se destacaram ao longo do ano por suas práticas de gestão e valorização dos seus colaboradores. A avaliação leva em consideração, sobretudo a preocupação com o meio ambiente, com a saúde do trabalhador e sua qualidade de vida.
*Com apenas cinco anos de criação, o hotel pode ser citado como referência na modalidade de hospedagem de selva, possuindo, inclusive, uma área de cerca de 300 hectares, com dezenas de fontes de água mineral, registrada no Ibama como Propriedade Privada de Interesse do Patrimônio Mundial, registro que vai garantir aos descendentes dos proprietários, sua conservação como reserva natural. 90% dos empregados – de mais de 50 – trabalham há quatro anos e são submetidos a constantes cursos de aperfeiçoamento, capacitação, qualificação, enfim, é um local cujo perfil encaixou-se à perfeição com os objetivos do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho.
*Rondônia Bonés, de Rolim de Moura, e Águas Minerais da Amazônia, de Cacoal, foram as vencedoras na categoria micro-empresa; Água Mineral Lindágua Ltda, de Pimenta Bueno e Rondônia Refrigerantes, de Cacoal, na categoria pequena empresa; Gráfica e Editora Leonora, de Vilhena e a produtora independente de energia, Guascor do Brasil, de Porto Velho, na categoria média empresa e, por fim, a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A- Eletronorte, de Porto Velho e o frigorífico Bertin Ltda, de Cacoal, receberam.
*Inicialmente, 29 empresas rondonienses se inscreveram para a 11ª edição do prêmio. A cada ano mais empresas têm buscado se adequar aos requisitos para participar da avaliação, que conta com a parceria da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.
*“O objetivo é estimular a responsabilidade social empresarial da indústria brasileira, despertando colaboradores e empregadores para o exercício da ética e da transparência nas relações de trabalho”, explica o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Euzébio Guareschi, que fez a entrega da premiação, juntamente com demais diretores do Sistema Indústria (Fiero-Sesi-Senai-IEL) e com o senador Valdir Raupp, a deputada federal Martinha Raupp e a prefeita Sueli Aragão.
*Juntas, as 29 empresas avaliadas empregam cerca de 2.150 trabalhadores. A avaliação valoriza as condições de trabalho oferecidas aos empregados, preocupação com a preservação do ambiente e ações que promovam a integração comunitária.
*A empresa participante recebe um diagnóstico completo de suas condições de trabalho gratuitamente, apenas por participar. O PSQT sucedeu os prêmios ‘Operário Padrão’ e ‘Operário Brasil’, que destacavam as empresas que implantaram programas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e das comunidades onde estão inseridas.