Todos os 52 municípios rondonienses foram atendidos durante a aplicação da Prova Brasil, certame promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o governo estadual, por intermédio da Gerência de Apoio Controle e Avaliação (Gaca), órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
De acordo com responsável pela aplicação dos testes no Estado, professora Maria de Fátima Rodrigues, a Prova Brasil transcorreu dentro dos prazos previstos, avaliando o desempenho dos alunos rondonienses da rede pública de 4ª e 8ª série em língua portuguesa e matemática.
Ela informou, na ocasião, que o certame é uma promoção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame em todo o Brasil.
De forma voluntária, ainda segundo Fátima Rodrigues, todas as secretarias estaduais e municipais de educação do país aderiram à prova. “Participaram as escolas públicas urbanas que têm pelo menos 20 alunos em uma das séries avaliadas”, disse a educadora, lembrando que a data de encerramento das provas acontece nesta terça-feira (20). “Rondônia está de parabéns mais uma vez, sobretudo ao superar as metas dos organizadores dentro do prazo estabelecido pelo MEC”, observou.
Plano de Desenvolvimento da Educação - Nos testes, os estudantes responderam a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. Os alunos também forneceram informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho e professores e diretores das escolas responderam a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
Como todos os alunos das turmas fizeram a prova, é possível avaliar o desempenho por escola e por município. Segundo Inep, ao conhecer os resultados da Prova Brasil, os diretores de escolas podem compará-los ao de outras e estudar como melhorar o desempenho. Os secretários estaduais e municipais também poderão ver o desempenho das várias escolas de sua jurisdição e elaborar políticas para reforçar a aprendizagem.
Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação (MEC) é amostral e permite apenas mensurar o desempenho geral do país, das regiões e dos estados. As notas na Prova Brasil e no Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instrumento de acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
*
VEJA TAMBÉM:
*
Time da Polícia Militar em Jaru sagra-se campeão municipal de futebol amador
*
Licitação de transporte escolar em Ouro Preto é denunciada no MPE