*A senadora Fátima Cleide (PT-RO) pediu em Plenário, nesta sexta-feira (18), a aprovação urgente do projeto que regulamenta a gestão de florestas públicas para a produção sustentável (PLC 62/05). Na sua opinião, o momento é adequado à implantação da experiência de gestão de florestas porque, além dos investimentos do governo em fiscalização, os governos estaduais da Região Amazônica estão mais afinados com os objetivos da política ambiental brasileira.
*Fátima Cleide disse que a falta de regulamentação favorece a degradação das florestas e prejudica o empresariado bem intencionado, que quer investir com responsabilidade social e ambiental na Amazônia. Ela explicou que cerca de 64% do território brasileiro é formado por florestas e que mais da metade delas está em áreas públicas. Informou também que no Brasil encontra-se a segunda maior área florestal do mundo e a primeira em diversidade de espécies.
*A ação criminosa do desmatamento é realizada pelo hiato existente entre o legal e o real na região amazônica. A depredação madeireira torna-se descontrolada pela falta da definição de como, quando, onde e por quem poderá ser realizado o manejo sustentável dos recursos florestais - afirmou Fátima Cleide.
*Em aparte, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) salientou que os recursos naturais precisam ser explorados de forma sustentável e disse que a idéia de manter a Amazônia intocada faz parte do passado.