Diretores, coordenadores e chefes de divisão e seção do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO estão participando da primeira Oficina de Simplificação de Processos da autarquia.
O curso realizado desde a última segunda-feira no Rondon Palace Hotel faz parte do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, da qual o Detran faz parte e tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País.
As oficinas que vão até a próxima segunda-feira (20), estão sendo ministradas pelo pedagogo Paulo Roberto Cardoso do Didtrito Federal e Dinorval de Oliveira, Coordenador do Núcleo de Qualidade do TRT 14ª Região, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os temas abordados, divididos em quatro módulos abordam o planejamento da simplificação; mapeamento dos processo, análise e melhoria do processo e implementação das melhorias.
De acordo com o palestrante Paulo Roberto Cardoso, um dos objetivos do curso é repassar conhecimento aos servidores de Rondônia no sentido de melhorar a vida do cidadão, que é isso que eles esperam dos serviços público. Os participantes estão sendo aparelhados em ferramentas, técnicas e análise de processos de trabalho.
“Na prática esse trabalho de simplificação de processos se daria, eu reconhecendo o que faço hoje, vendo os problemas que tenho e simplificando meu trabalho a partir de uma visualização de todos os passos que tenho que seguir para atender um cliente de uma demanda pública”.
AVANÇOS
A diretora Geral do Detran, Jaqueline Cassol de Souza que também participa da oficina explica que a idéia como o próprio nome diz é simplificar os processos, deburocratizar o Detran. “Nós avançamos muito na parte que envolve os processos de habilitação e veículos, diminuíindo prazos, contudo na parte administrativa agente ainda percebe que há uma lentidão, burocratização, e a idéia desse curso com instrutor Paulo Roberto de Brasília é justamente para que possamos desburocratizar os processos e ganhar tempo, nas estações, seguindo um tramite legal, seguindo a lei, mas de uma forma mais ágil com um retorno mais rápido”, destacou.
De acordo com a assessora da Qualidade, Luciene Cristina Staut o curso visa atingir os colaboradores internos que ocupam função estratégica dentro da organização e combater os excessos das exigências formais, muitas vezes desnecessárias que atrasam ou impedem que serviços sejam prestados de maneira a suprir as necessidades dos usuários
*
VEJA TAMBÉM: *
Dois nomes despontam para a presidência da Fundação Iaripuna
*
Diretor toma posse e anuncia metas para Laboratório da Polícia Técnica