*O governo de Rondônia prepara toda a estrutura necessária para receber os universitários e professores que fazem parte da Operação Amazônica 2006 do Projeto Rondon, que está sendo relançado pelo governo federal após sugestão da União Nacional dos Estudantes (UNE).
*Nesta semana, o chefe de gabinete do governador Ivo Cassol, Eduardo Mezzomo, o diretor executivo da Faser e coordenador do projeto Rondon no estado, Lindomar Garçon, e os prefeitos de Candeias do Jamari, Chico Pernambuco; de Guajará-Mirim, Dedé de Melo e de Nova Mamoré, João Brasileiro Uchoa, municípios de Rondônia contemplados com o projeto, para definir a estratégia de trabalho.
*“A determinação do governador Ivo Cassol, que vai recepcionar a equipe e proferir palestra , é de oferecer total apoio aos integrantes do projeto, que vão prestar serviços de grande interesse social às comunidades mais carentes dos municípios. O governo vai oferecer transporte, alimentação, saúde e apoio logístico”, informou o chefe de gabinete do governo, acrescentando que “durante 15 dias, no mês de fevereiro, a equipe do Rondon desenvolve seu trabalho no estado”.
*O Ministério da Defesa é o responsável pela reativação do projeto, que tem caráter interministerial e recebe o apoio dos estados e municípios. Além de Rondônia, outras sete unidades da federação também serão contempladas. No total, serão formadas 80 equipes com 640 pessoas - 240 dos estados nos quais ocorrerá a operação e 400 das demais regiões. A nova versão do programa pretende incentivar a presença das instituições de ensino superior públicas e particulares no interior da Amazônia, através do trabalho voluntário de estudantes e professores.
*“No novo formato, coube às instituições de ensino superior acolher propostas de trabalho de sua comunidade e encaminhá-las para avaliação de uma comissão nacional, que em seguida avaliou as necessidades dos municípios indicados pelos governos estaduais e vai definir quais projetos são mais viáveis para cada cidade”, completou Eduardo Mezzomo.