Uma série de palestras são apresentadas no auditório da Ulbra, em Ji-Paraná, por conta do Seminário Rondônia Leite, uma realização da Embrapa Rondônia, Embrapa Leite, Secretaria de Agricultura, Emater, Programa do Leite e Sebrae. O evento, que começou dia 8 e vai até amanhã, 10, ocorre em função da importância do setor para a economia local.
*Rondônia é o sétimo produtor brasileiro de leite de gado, com um rebanho de 3,2 milhões em 2005, quando foram produzidos 555,9 milhões de litros de leite, processados em sete usinas e 53 laticínios.
*Durante os três dias, estão em discussão tendências de mercado de lácteos no Brasil, a qualidade do leite e estratégias de melhoria, relação produtor-indústria, políticas de preços, o futuro da agricultura familiar no agronegócio leite, além de sistemas de produção e gerenciamento da propriedade.
*O seminário também tem entre suas propostas a capacitação técnicos que atuação como multiplicadores de novas tecnologias junto aos produtores, preconizando também a melhoria da qualidade do leite e derivados no setor industrial, maior qualidade e segurança do alimento para o consumidor, aumento da renda e fixação do produtor em sua região.
*As informações agora abordadas são importantes também em função da entrada em vigor, a partir de julho do próximo ano, da Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura, determinando regras que regulamentam produção, identidade, qualidade, coleta e transporte do leite. O trabalho das autoridades do setor é para que todos os produtores estejam preparados em tempo hábil para as novas exigências do mercado.
*
VEJA TAMBÉM: *
Juíza Federal suspende processo eleitoral da Unir
*
Chapa OAB Forte e Independente convida advogados para encontro nesta sexta