Começou ontém (07), o XIII Seminário de Jornalismo da Amazônia. O Diretor de Jornalismo da Rede Amazônica, jornalista Milton Cordeiro, abriu o evento comentando a atuação de profissionais no mercado jornalístico e sobre TV digital. O Seminário acontece no Studio 5 e vai até sexta-feira (09) com palestras e mesas de discussões.
Neste primeiro dia do evento, o jornalista da TV Amazonas, Yano Sérgio, palestrou para quase 300 pessoas sobre a ascensão do jornalista regional para a mídia nacional. Ele é formado pela Universidade Federal de Roraima e atualmente é correspondente da TV Globo no Amazonas.
Yano relatou experiências vividas durante seus dez anos de profissão e contou como nasceu o interesse em ser correspondente de uma rede nacional de televisão. "Certo dia, no exterior, três austríacos me questionaram duramente sobre o que nós daqui fazíamos para preservar a floresta. Foi aí que percebi que precisava mostrar nossa região ao maior número de pessoas possível, e a televisão me permitiu isso", afirmou.
Para o palestrante, quem pretende ser repórter de rede nacional deve ter algumas características específicas. "O repórter de TV tem que saber fazer de tudo um pouco, mas também é importante traçar um perfil profissional que o diferencie dos demais", observou Yano, que já teve várias de suas matérias veiculadas no Jornal Nacional.
O Seminário de Jornalismo na Amazônia visa proporcionar aos profissionais e estudantes da área de jornalismo e comunicação, a troca de informações, os relatos de experiências e debates sobre as práticas e tendências do jornalismo moderno.
Na sua XIII edição, os temas abordados são: Telejornalismo e TV Digital; Web Jornalismo; Web Jornalismo Móvel; Imprensa Multimídia, dentre outros assuntos atuais e relevantes aos profissionais da área jornalística e de comunicação.O seminário conta com jornalistas de todo país
*
VEJA TAMBÉM:
*
Conselhos Regionais de Contabilidade querem exame de proficiência para exercício da profissão
*
Presos assassinos de secretaria do Sintero