O advogado Hiram Marques, candidato à presidência da OAB, seccional Rondônia, pela Chapa “Forte e Independente”, foi o convidado desta terça-feira (31) do analista político e apresentador Francisco Matias, do programa “A Hora do Povo”, da Rádio Rondônia FM, um dos programas de maior audiência e repercussão no Estado, no horário de meio-dia às 13h00. Na pauta do apresentador questionamentos voltados não só ao interesse da categoria jurídica, mas também da população foram feitas ao candidato.
*Hiram Marques falou que a Ordem deve estar do lado da sociedade civil, que defende o fim do nepotismo nos demais poderes, Legislativo e Executivo
(a exemplo do que já aconteceu no Judiciário), para tentar amenizar a negativa imagem de Rondônia no cenário Nacional; a qualificação da mão-de-obra da população de Rondônia para o preenchimento de vagas quando do início das obras das hidrelétricas do madeira e a conversação entre os poderes para uma administração voltada para o bem comum.
*Quanto as propostas da Chapa OAB Forte e Independente OAB/RO, Marques falou que dará autonomia administrativa e financeira das subseções no interior do Estado, a defesa das prerrogativas dos advogados, a redução da anuidade e a independência da Ordem.
*Francisco Matias perguntou sobre o apoio do atual presidente da OAB, o advogado Orestes Muniz, que não concorre à eleição, mas poderia ter concorrido. Hiram explicou que Orestes integra a chapa do seu adversário, doutor Hélio Vieira, como conselheiro federal.
*“A OAB não elege só para presidente, mas para o conselho. Um conselho tem a sua diretoria que é composta de 5 diretores e 19 conselheiros. O doutor Orestes, se eleito com a chapa concorrente, vai exercer o mandato dele em Brasília e não em Rondônia, vai ser conselheiro nacional, com mais dois conselheiros federais, pois são três representantes de cada Estado”, esclareceu Hiram.
*
VEJA TAMBÉM: *
Hiram Marques defende autonomia às subseções da OAB no interior e treinamento à distância
*
DURANTE CONFRATERNIZAÇÃO HIRAM MARQUES SE DIZ PRONTO PARA O DEBATE