*Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes, participou nesta quarta-feira pela manhã, no auditório do Hotel Rondon, da V Conferência Estadual de Assistência Social, onde apresentou os resultados e a expansão dos programas sociais em 2005. *Segundo ela, Rondônia foi contemplada com recursos da ordem de R$ 163,4 milhões investidos nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional e transferência de
renda.
*Com o aumento de famílias assistidas pela Bolsa Família, presente em 63,7 mil lares necessitados, o estado figurou entre os que tiveram
crescimento no número de pessoas atendidas pelos programas de assistência social, incluindo mais 11 municípios beneficiados com mais recursos, que já estão sendo repassados.
*Márcia Lopes assegurou que o governo Lula vai continuar investindo cada vez mais na área de assistência social, por considerar a questão uma política de governo de estado. Para tanto, comunicou o aumento das unidades de “Casa das Famílias”, de 16 para 24 até o final do ano, funcionando como centros de referência para atendimento da população em situação de vulnerabilidade social. Também anunciou mais 450 vagas para Agente Jovem no estado, atendendo a adolescentes de 15 a 17 anos, e mais 1200 vagas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
*Com o aumento de recursos repassados, será possível ampliar o atendimento do Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Sentinela).
*Durante a palestra sobre o tema “O SUAS – Plano 10 – Estratégia e metas para a implantação da política estadual de assistência social", Márcia Lopes detalhou a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que modifica a forma de partilho dos recursos federais e respeita a realidade de cada região, além de garantir mais agilidade no repasse das verbas, descentralizando a assistência social, com ações voltadas para o fortalecimento da família e da comunidade.
*À tarde, a ministra Márcia Lopes reuniu-se com a secretária de Ação Social, Benedita do Nascimento Pereira, para tratar de assuntos ligados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), visitou o Centro de referência da Assistência Social (CRAS) e o Bolsa Família.