A equipe de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO), que iniciou nesta semana trabalho em 20 localidades do Estado (oito municípios, sete distritos e cinco núcleos residenciais) permanece no interior até o próximo dia 15 fiscalizando balanças comerciais. Paralelamente, uma outra equipe está atuando desde esta quinta-feira (25) em Vilhena, verificando o funcionamento das oficinas autorizadas para consertos de extintores.
Estão sendo visitados pelos fiscais do Ipem-RO os comércios dos municípios de Presidente Médici, Alvorada do Oeste, São Miguel, Seringueiras, São Francisco, Nova Mamoré, Costa Marques e Guajará-Mirim, além dos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Abunã, Mutum-Paraná, Jacy-Paraná e as comunidades de Terra Boa, São Domingos, Araras, Núcleo Bandeirantes e o Projeto Sidney Girão.
Ao contrário de Porto Velho, onde em recente operação em 14 estabelecimentos que comercializam pão a quilo foram autuados sete, o gerente técnico do Ipem-RO, Ronaldo Lessa, disse que até agora não foram constatadas irregularidades nas balanças do interior. Ainda na Capital, foram apreendidos quatro capacetes, de um total de 592 vistoriados, por não conterem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Já os 96 produtos têxteis (roupas para motoqueiros) e 623 pneus de moto fiscalizados atendiam às normas do Inmetro.
Ronaldo Lessa lembrou que a comercialização de pneu é autorizada no Brasil depois de serem previamente inspecionados por um dos seis organismos de avaliação credenciados pelo Inmetro, enquanto o Ipem é responsável pelo registro das empresas reformadoras. Já os capacetes devem possuir o selo do Inmetro, que considera irregulares os fabricados nos estilos “nazista” ou “coquinho”, estando sujeitos a multa e autuação os estabelecimento que os comercializam.