*O laudo pericial da Polícia Federal foi de encontro com o argumento dos advogados que defendiam os deputados estaduais, Ellen Ruth, Ronilton Capixaba e Amarildo de Almeida, acusados de quebra de decoro parlamentar.
*Segundo o laudo da PF, as fitas divulgadas pelo programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, e gravadas pelo governador de Rondônia, Ivo Cassol (PPS), eram autênticas. Nas fitas os parlamentares exigiam a quantia de R$ 50 mil como propina em troca de apoio político dentro da Assembléia Legislativa de Rondônia (ALE-RO).
*A PF periciou 28 fitas e comprovou que dez eram cópias, o material foi gravado em julho de 2003, e foi assegurado pela PF que não houve nenhum tipo de edição das fitas.
*Na semana passada Ellen Ruth, Ronilton Capixaba e Amarildo de Almeida tiraram a corda do pescoço e se livraram da cassação, em razão da piedade dos próprios deputados, que são, em sua maioria, acusados e juízes, simultaneamente.
*Mesmo com o laudo da PF, não existe possibilidade de invalidar o argumento dos advogados de defesa dos parlamentares. Mesmo assim, ainda, existe a possibilidade de uma intervenção federal na ALE-RO.