MANAUS - O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil prevê aumento de postos de trabalho, mas evita fazer estimativas de quantas vagas serão geradas com as novas medidas. A entidade aponta que este ano o setor criou 7 mil novos postos.
*No Estado, são aproximadamente 28 mil trabalhadores, sem contar com Manaus, onde trabalham mais 17 mil, conforme dados do sindicato.
*Oportunidade de negócios
*O secretário de Finanças da entidade, Berenício Lima, acredita que os trabalhadores serão beneficiados porque as empresas terão mais oportunidade de negócios. “As isenções que o governo vem dando ao material de construção, desde o ano passado, fazem com que ele fique mais barato. Isso favorece as grandes construções, reformas, e até as pequenas obras”.
*Contratação
*Para o sindicalista, o setor cresceu muito neste ano no Estado. “Neste ano, foram recontratados 3 mil trabalhadores que haviam sido demitidos no ano passado, e além destes, foram gerados 4 mil novos postos, fruto não só da política do governo federal, mas também do estadual, com construção de casas populares”, afirma Lima.
*O piso salarial do pedreiro é de R$ 640,06 e do servente R$ 466. Hoje, cerca de 60% dos trabalhadores estão na iniciativa privada.