Prefeituras e Correios fazem parceria para identificação de novas ruas e criação de novos CEPs
Prefeituras e Correios fazem parceria para
identificação de novas ruas e criação de novos CEPs
*As prefeituras podem firmar parceria com os Correios para melhorar os mecanismos de identificação de ruas, avenidas, praças e travessas da cidade. Nesse sentido, as administrações municipais devem enviar as denominações de novos logradouros regularmente aos Correios, que fornecerá as atualizações de CEP a cada três meses. Esse trabalho de atualização será fundamental para a definição do novo Código de Endereçamento Postal (CEP) e permitirá que os moradores sejam localizados com maior facilidade.
*A parceria entre os Correios e as prefeituras já proporcionou a atualização e a criação de novos CEPs em 38 cidades da Centro-Oeste (10,76%), 59 no Nordeste (16,71%), 24 no Norte (6,80%), 168 no Sudeste (47,59) e 64 no Sul (18,13%).´´Esse trabalho integrado começa por meio de contatos formais, via ofícios, e se conclui com a celebração de termos específicos, o que permitirá a troca de dados de logradouros e a realização de levantamentos para regularização de nomes de lugares, limites de bairros e numeração de endereços?, explica Elso Martins Ferreira, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Operacional de Cartas dos Correios.
*O que mais ocorre nessa parceria prefeituras-Correios é o envio de dados para o tratamento adequado para fins de inserção no banco de dados do sistema Diretório Nacional de Endereços (DNE). Após o cadastramento, os Correios encaminham às prefeituras a relação dos logradouros com seus respectivos CEPs.