Empresário peruano fala da importância da apicultura na Amazônia

Empresário peruano fala da importância da apicultura na Amazônia

Empresário peruano fala da importância da apicultura na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Iniciativas como o Seminário Rondoniense de Apicultura 2007, que acontece esta sexta-feira (5) em Vilhena, no sul de Rondônia, têm importante impacto social e econômico, pois contribui para a revolução no pensamento dos produtores de mel da região. A avaliação é do especialista em apicultura peruano Andrés Llaxacondor, da empresa Abejas del Peru, um dos convidados para o evento. O seminário, além de uma ação do Arranjo Produtivo Local (APL) da apicultura no centro-sul de Rondônia, acontece como uma das atividades da Semana das Micro e Pequenas Empresas, que vão de 1º a 5 de outubro, dia nacional desse importante setor econômico brasileiro. A mobilização do setor apícola e das instituições que o apóiam permite que os apicultores tenham uma visão mais ampla de público e potenciais clientes em função, principalmente do mercado interno, já que sua produção ocorre numa região privilegiada, a Amazônia. “O seminário possibilita, também, a troca de experiências tecnológicas e comerciais. O Brasil tem oportunidade especial em relação aos demais produtores de mel: o mercado interno que propicia a agregação de valor ao produto, chegando-se a alternativas igualmente ou superior rentavelmente como o própolis”, entende Llaxacondor. Um dos palestrantes convidados a participar do seminário de apicultura de Rondônia com o tema “Oportunidades de mercado para a apicultura: uma possibilidade desenvolvimento sustentável”, Llaxacondor vem pela primeira vez a Rondônia. Mas ele conhece bem a potencialidade de produção e o mercado de mel brasileiros, empenhados em seguir as diretrizes do mercado consumidor do produto: primar pela produção ecológica, sem degradação do meio ambiente, como exige a União Européia. Ele lembra, ainda, a necessidade de se estar atento para questões fitossanitárias antes das mercadológicas, que é uma conseqüência natural de uma cadeia produtiva fruto da consciência ecológica. De acordo com ele, “a apicultura em si é naturalmente ecológica. Basta apenas que o homem tome os cuidados necessários para mantê-la limpa”. Ele cita como o exemplo o trabalho que vem sendo feito por vários governos mundo afora, entre eles o peruano: unindo uma atividade comercial a outra turística. Ele continua explicando que 70 por cento da polinização da Amazônia é feita por abelhas sem ferrão. Em seu país, além do turismo, as abelhas contribuem também para o desenvolvimento da agricultura, na polinização das plantações de abacates, por exemplo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS