*O Gerente Regional da Eletronorte, Fernando Fonseca, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 19, para alertar a população sobre o risco de queimadas próximas às linhas de transmissão justificando os desligamentos ocorridos nos dias 2, 7 e 15 de setembro na região de Samuel até o município de Rolim de Moura.
*Os três desligamentos ocorreram por queimadas em fazendas próximas ou embaixo de linhas de transmissão. “Primeiro estamos chamando a imprensa para alertar e conscientizar as pessoas que moram nesta região e sabem que essas queimadas são proibidas. Se não for suficiente iremos tomar as providências legais” alertou Fonseca.
*Os curto-circuitos provocados pelo aquecimento das linhas suspenderam o fornecimento de energia de grande parte do interior do estado que tem aproximadamente 500 mil consumidores. A interrupção atinge hospitais, semáforos, escolas e casas.
*Segundo Fonseca, os moradores das fazendas conhecem os riscos. “ Estas linhas são energizadas desde 1994. Existe o patrulhamento das linhas, alertando aos que moram próximos, dos riscos da queimada. Para religar é preciso entrar com contato com todas as equipes, procedimento obrigatório.”
*A população pode denunciar através do disque-queimadas pelo número 0800 694040. A Eletronorte está testando o lançamento de um cabo compartilhado com a Embratel.
*Veja as fotos das queimadas: