Embarcações devem diminuir a carga para poder navegar no Madeira

Embarcações devem diminuir a carga para poder navegar no Madeira

Embarcações devem diminuir a carga para poder navegar no Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O nível do rio madeira é o menor nos últimos 37 anos. O mínimo que o rio já havia atingido até este ano era de 1,99m em pontos críticos. No último domingo(28) o nível chegou a 1,98m, na segunda (29) a 1,95m e hoje a 1,96m. *O calado máximo das embarcações deve marcar 1,5m, alerta o delegado da Delegacia Fluvial de Porto Velho, Comandante Carlos Eduardo Francisco Guimarães, ?dessa forma as embarcações podem garantir mínimo de 40cm de flutuação no rio?. *Quando a navegabilidade do rio está normal, o calado máximo das embarcações é 2,5m. Com a seca do rio a redução da carga deve chegar em até 50%, acredita o delegado. *Nos últimos 30 dias, já aconteceram sete acidentes no Madeira. Dois, foram causados por encalhe em bancos de areia, os demais, por causas diversas tipo colisão de embarcações. *O comandante, afirmou que no dia 28 de julho, fez uma reunião com os representantes das empresas de navegação e turismo comunicando que assim que o nível do rio atingisse os 4 metros as navegações noturnas estariam proibidas. *?A navegação durante o dia já é perigosa, pois como o nível da água diminuiu bastante, fica muito difícil fazer uma manobra, à noite é quase impossível navegar?, afirmou o delegado. *Após essa reunião, o comandante já enviou fax e ofícios às empresas, cooperativas e associações informando do baixo nível do rio, dos locais críticos e das possíveis multas se acontecer algum acidente que cause danos ao meio ambiente. *Caso alguma embarcação encalhe e ocasione vazamento de óleo, a multa pode chegar até a R$ 50 milhões. *Pontos críticos *Os pontos considerados mais críticos do Madeira são as localidades de: *- Belmont; Tamanduá, Ilha dos Mutuns (próxima a São Carlos); enseada Capitari, Curiaçãs, Pombal, Abelhas, Papagaios e Três Casas (próximos à humaitá); Marmelo; Uruá e Uruazinho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS