* A ação popular que culminou com a decisão judicial de indisponibilidade de bens de deputados envolvidos no esquema da folha paralela na ALE/RO, deu entrada na justiça em agosto de 2005 e foi movida por Domingos Borges, jornalista da região da grande Ariquemes.
*Segundo a ação, o esquema de fraudes no legislativo estadual teve início ainda na gestão de Silvernani santos, no período de 1999-2000.
*Foram considerados liticonsortes da ação, as seguintes pessoas, João Batista dos Santos (João da Muleta), Sueli Alves Aragão, Mileni Mota, Marcos Donadon, Haroldo santos, Everton Leoni, Carlão de Oliveira, Dedé de Melo, Renato Veloso, Ramiro Negreiros, Silvernani Santos, Coronel Abreu, Chico Doido, Maurão de Carvalho, Natanael Silva, Mauro Nazif, Ronilton Capixaba, Kaká Mendonça, Edézio Martelli, Emilio Paulista, Celso de Oliveira Souza, Nereu Klosinki, Beto do Trento, Chico Paraíba, Edison Gazoni, Ellen Ruth, Amarildo Almeida, Deusdete Alves, Dr. Carlos, Daniel Neri e Neodi Francisco.
*Todos foram acusados de desvio de receita do imposto de renda retirado dos servidores e ainda desvio de recursos sob a forma fraudulenta com a chamada “folha paralela” de funcionários fantasmas.
*Borges esclarece ainda que nesta sexta-feira(25) foi peticionado a quebra de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos.
*Na decisão que determinou a indisponibilidade dos bens de deputados estaduais, ficaram de fora os deputados Chico Paraíba, Leudo Buriti, Neri Firigolo e Paulo Moraes.
*Os que tivem os bens decretados indisponíveis foram as seguintes pessoas:
*João Batista dos Santos
*Marcos Antonio Donadon
*Haroldo Franklin de Carvalho Augusto dos Santos
*Everton Leoni
*José Carlos de Oliveira
*Renato Euclides carvalho de Velloso
*Alberto Ivair Rogoski Horny
*Mauro de Carvalho
*Natanael José da Silva
*Carlos Henrique Bueno da Silva
*Ronilton Rodrigues Reis
*João Ricardo Gerolomo de Mendonça
*Edézio Antonio Martelli
*José Emilio Paulista Mancuso de Almeida
*Nereu José Klosinski
*Francisco Izidro dos Santos
*Edison Gazoni
*Ellen Ruth Salles Cantanhêde Rosa
*Amarildo de Almeida
*Deusdete Antonio Alves
*Daniel Néri de Oliveira
*Neodi Carlos Francisco de Oliveira.
*
Leia também:
*
Indisponibilidade atinge contas de campanha de deputados candidatos