Servidores do TJ/RO são capacitados para atuarem como Auditores Internos da Qualidade
*Dentro do Programa Justiça com Qualidade, o Tribunal de Justiça de Rondônia inicia nessa segunda-feira (15) e encerra na próxima sexta (19), o curso ?Auditores Internos da Qualidade ? ISSO 9001:2001?. Os objetivos são: entender o propósito e os benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade e a abordagem de processo; compreender os propósitos, interpretar o conteúdo da NBR ISO 9001:2000 e os requisitos da NBR ISO 9001 no contexto da auditoria; Descrever os papéis e responsabilidades dos auditores e auditores líderes; planejar, conduzir e elaborar relatórios em auditorias internas, em fornecedores e de 3ª parte.
*O curso será ministrado pelo instrutor Giancarlo Ceron da ALGI Consultoria de Curitiba, no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça em Porto Velho das 8 da manhã às 6 da tarde, completando uma carga horária de 40h. De acordo com o facilitador Hernane Cardoso do Escritório da Qualidade do TJ/RO, cada participante será avaliado através de estudos de caso, trabalhos práticos, simulação de auditoria, observações feitas pelo instrutor e outros tipos de testes. São 30 servidores dos departamentos que fazem parte do scopo de certificação do Tribunal de Justiça (Secretaria Judiciária, Secretaria Administrativa e Departamento Correcional). Eles vão atuar como multiplicadores e auditores internos do Sistema Gestão da Qualidade.
*No conteúdo programático estão inseridos: Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e seus benefícios; Os 8 (oito) princípios da gestão da qualidade; A abordagem de processo; O ciclo PDCA; A família ISO 9000 versão 2000; A NBR ISO 9000 - Fundamentos e Vocabulário;
Os requisitos da NBR ISO 9001:2000 - Análise e Interpretação;
Principais mudanças em relação à NBR ISO 9001:1994;
Auditorias da Qualidade; A NBR ISO ISO 19011: 2002 - Diretrizes para realização de Auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade e/ou Ambiental; A função da auditoria num SGQ; Classificação de auditorias; O processo de auditoria - visão geral; Planejamento de auditorias - programas e planos; Reuniões (inicial e de encerramento); A busca da conformidade do SGQ - ênfase para as evidências objetivas; Uso de listas de verificação; Amostragem nas auditorias; Métodos para a coleta de informações; Classificação de não-conformidade; Relatórios de auditoria e de não-conformidade; Acompanhamento de ações corretivas; Auditor.