Pesquisador do Inpa alerta para catástrofe na Amazônia

Pesquisador do Inpa alerta para catástrofe na Amazônia

Pesquisador do Inpa alerta para catástrofe na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O renomado pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside, ministrou na tarde de ontem (dia 1º) palestra sobre a Amazônia para os assessores, assistentes e técnicos dos CAO"s da Infância, Meio Ambiente e Cidadania do Ministério Público. Conhecedor profundo das mudanças climáticas na região Norte, Philip Fearnside disse existir uma previsão de aumento da temperatura no próximo século que resultará em uma catástrofe na Amazônia. “Isso é fruto do desmatamento, queimadas e da liberação do gás carbono”, alertou o pesquisador. *Ele lembrou durante a palestra da crise do apagão em 2001 no Brasil em decorrência da inexistência de água em grandes reservatórios. “Em algumas regiões, como São Paulo e Rio de Janeiro, chegou a faltar água até para consumo”, lembrou. *Para Philip Fearnside, a importância da riqueza de água na Amazônia é fundamental para a região Sudeste. “Se a Amazônia continuar sofrendo com a destruição da floresta, é grande o risco da falta da água em um curto espaço de tempo”, disse o pesquisador, ao acrescentar que hoje a economia da Amazônia é a destruição da floresta. *O pesquisador discorreu ainda sobre a fonte de água, o efeito estufa e seu impacto na Amazônia, desmatamento na região do Mato Grosso com o crescimento da produção de soja, a conseqüência do fenômeno El Niño na região, as queimadas em Roraima e os efeitos dos incêndios florestais no meio ambiente. *O Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, disse que a presença de Philip Fearnside é fruto do trabalho da comissão instituída no Ministério Público que está analisando o projeto de construção de duas hidrolétricas no rio Madeira, em Porto Velho. *Participam das discussões na comissão de análise da construção das usinas os Procuradores de Justiça Ivo Benitez, Cláudio Silveira e Rodney Pereira de Paula e os Promotores de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, Aidee Maria Moser Torquato Luiz e Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel. *Leia também: *-Mensagem com medicamentos proibidos volta a circular na rede *-Programa Brasil Alfabetizado forma 536 alunos em Porto Velho *Veja o vídeo: *Invasão em terreno no bairro Costa e Silva na capital - Vídeo
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS