*O Governo do Estado de Rondônia realizou 256 procedimentos obstétricos na maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HB), até a última quinta feira, (27). Do total, segundo dados do HB, apenas 20% deveriam ser tratadas no hospital por apresentarem gestação de alto risco, responsabilidade do Governo Estadual, o restante dos casos deveriam ser atendidos pela maternidade do município, pois são gestações de baixo risco.
*As gestantes devem se encaminhar para Maternidade Municipal onde serão feitas as consultas e triagens, nos casos de alto risco são encaminhadas ao HB. O trabalho é responsabilidade do Estado e envolve requisitos como idade, condições de saúde, patologias apresentadas durante pré-natal e doenças sexualmente transmissíveis e congênitas. O serviço de atendimento a gravidez de baixa complexidade é obrigação dos municípios.
*“A maternidade está trabalhando no HB no local onde funcionou
temporariamente o pronto-socorro João Paulo II . O atendimento de alto risco, que é nossa obrigação, está sendo feito em um setor próprio e adequado” explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
*O governo do Estado está reformando a maternidade do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). O objetivo é melhorar e adequar o atendimento, para gestantes de risco e recém nascidos.
“A reforma abrange toda a estrutura física do local e troca de mobiliário. A maternidade também será totalmente climatizada”, completou Amado Raahal Diretor do HB.
***
Veja também: *
Prefeitura constrói estrada para beneficiar comunidade Bom Jesus
*
Ponte em Chupinguaia coloca em risco a população
*
1ª Corrida de Rolimã Racer em Porto Velho - Vídeo