Uma série de ações vêm sendo implementadas junto restaurantes e hotéis no interior de Rondônia com vistas a oferecer a consumidores, especialmente turistas, infraestrutura e serviços de hotelaria e gastronomia de referência. Em pelo menos em quatro municípios, foram executadas ações consideradas estruturantes, beneficiando vinte e oito empreendimentos e qualificando 148 profissionais.
*O objetivo desses cursos é consolidar o turismo dentro das premissas da Gestão Estratégica Orientada para Resultados), do Sebrae, com parceiros públicos, privados e comunitários, trabalhando de forma integrada com outros projetos, a exemplo da piscicultura e do artesanato da região.
*Com isso busca-se garantir a qualidade e expansão de produtos e serviços e, ainda, a melhoria da infraestrutura e serviços turísticos, com valorização da gastronomia regional.
*A gerente do escritório regional do Sebrae em Pimenta Bueno, Roberta Maria Figueiredo, disse que, para fazer a capacitação, a instituição contratou o instrutor Sebastião Rosivaldo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Belém do Pará, “que atendeu com excluvisividade as empresas dos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura e também da localidade de Porto Rolim, no município de Alta Floresta”.
*De acordo com Roberta, duas ações foram cumpridas: uma quanto à gestão, serviços e infraestrutura, contemplando consultorias especializadas, buscando a melhoria da qualidade dos equipamentos e a eficiência na gestão dos serviços, junto a quinze hotéis e oito restaurantes.
*A outra, estruturante, com realização de três cursos de gastronomia regional e outros dois com foco no café da manhã. “Desses cursos participaram vinte e oito empreendimentos, com 148 profissionais dos segmentos de restaurantes e hotelaria”, salientou a gerente do Sebrae em Pimenta Bueno.
*
Preservação
*O projeto turístico Caminho das Águas tem o objetivo de implantar uma rota turística envolvendo cinco municípios, neles estimulando atividades ecoturísticas, a exemplo de pesca esportiva. Seu território de atuação contempla o turismo com conservação da natureza, como aglutinador e gerador de negócios econômicos, construindo imagem própria baseada no natural e cultural, como atividade de desenvolvimento, fundamentada no conceito de cluster econômico, além de ferramenta de sustentabilidade das áreas de preservação.
***
Leia também: *
Projetos científicos da São Lucas são indicados para prêmio nacional