Com a reforma das quatro policlínicas da capital, já em andamento, a população terá à disposição serviços de Raio X e ultra-sonografia. A informação foi repassada no último sábado(22), pelo prefeito Roberto Sobrinho, durante o Seminário de Assistência Social realizado no auditório do CREA, quando esclareceu algumas dúvidas aos participantes, em relação às ações executadas pela Prefeitura na área social. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
*O prefeito fez um balanço do trabalho que vem sendo realizado, visando atender a comunidade mais carente, em especial crianças, jovens e mulheres em situação de risco. “Nossas ações mostram que estamos avançando na área social”, disse, destacando que a política desenvolvida pela Prefeitura é realizada de forma integrada por todas as secretarias. Estavam presentes ao evento, os secretários Sid Orleans (Saúde); Cláudio Carvalho (Transportes), Benedita Nascimento (Assistência Social) e Israel Xavier (Planejamento).
*Ao ser indagado sobre a inexistência da Casa Abrigo para atender as mulheres que sofreram violência doméstica, Roberto Sobrinho afirmou que já existe a área e o projeto para a construção do prédio, mas a Prefeitura está tentando captar recursos em Brasília. “Vamos nos empenhar para que seja agilizado”, frisou. Outro ponto que recebe atenção por parte do Executivo Municipal, segundo o prefeito, é a Escola de Música Jorge Andrade, que atende a comunidade carente. “A escola será toda reformada”, anuncia.
*Para atender a demanda da Jorge Andrade, a Prefeitura vai instalar outra escola na zona Leste para atender a população daquela área. O recurso já existe, a Prefeitura está apenas negociado o local para a instalação. Ao ser indagado sobre o número de vagas nas escolas municipais, o prefeito afirmou que em 16 meses de administração, o número de vagas na educação infantil passou de 2.300 para quase 5 mil. Ele citou ainda o trabalho que vem sendo realizado na área educação nos distritos, incluindo a construção de quadras e reforma de escolas.
*Na área da saúde, o prefeito citou a construção de três unidades do Programa Saúde da Família (PSF) nos bairros mais carentes de Porto Velho. A obra já está em fase de licitação e deve começar a construção dentro de pouco tempo. Os postos de saúde, de acordo com ele, estão oferecendo restauração dentária “Em administrações passadas, era oferecido apenas extração”, disse. *Na mesma área das policlínicas estão sendo construídos os Centros Especializados em Odontologia (CEO), que atenderão a comunidade na área de endodontia (canal), pequenas cirurgias e periodontia (tratamento de problemas na gengiva).
**
Leia também: *
Projetos científicos da São Lucas são indicados para prêmio nacional