*A Operação Samaúma que está sendo realizada esta semana, através do barco hospital "Dr. Floriano Riva", com atendimento na área de saúde à população ribeirinha da região de Porto Velho, no Baixo Madeira, conta com a ajuda da tecnologia do Centro Técnico Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
*O barco, segundo José Neumar da Silveira, gerente do Sipam, está equipado com um subsistema de rádio para envio e recebimento de mensagens georreferenciais. A comunicação e o acompanhamento da localização da embarcação estão sendo realizados entre equipamento instalado no barco e a base localizada no Sipam.
*Com a utilização do sistema de monitoramento do Sipam, todo o percurso do barco hospital foi planejado. "Esse sistema está oferecendo segurança aos tripulantes, já que qualquer problema poderá ser imediatamente comunicado à base em Porto Velho."
*Participam da Operação Samaúma estudantes de medicina, coordenados pelo professor Luiz Marcelo Camargo, da Universidade de São Paulo (USP), que estão realizando em torno de 60 atendimentos por dia, sendo, 30 na parte da manhã e 30 na parte da tarde.
*Cronograma de Atendimento
*Dia 21/07 (quinta-feira) - Calama
*Dia 23/07(Sábado) - Gleba do Rio Preto
*Dia 25/07 (Segunda-feira) - Gleba do Rio Preto