*A locomotiva da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, um dos pontos turísticos mais importantes de Rondônia, voltará a funcionar ainda neste ano. O anúncio foi feito ontem, pelo superintendente de Turismo Alexandre Pereira. Segundo ele, as obras de reposição dos dormentes deteriorados pela ação do tempo, a limpeza do leito e margens da via férrea, além da recomposição original da sua sinalização recomeçaram na última segunda – feira. A previsão do término dos trabalhos executados pela construtora Trol Engenharia é de três meses.
*“A revitalização desse patrimônio histórico e cultural é um compromisso do governo do estado, que nessa administração fez do turismo uma das prioridades do seu governo”, observou o titular da Setur. Ele destacou ainda que as obras estavam paralisadas devido ao período chuvoso, tendo em vista que a chuva dificultaria o processo de substituição das peças em madeira. “Esperamos passar o inverno para entregarmos a população rondoniense e aos turistas uma obra com qualidade”..
*Conforme o superintendente, nessa primeira etapa será recuperado o trecho de Porto Velho a Santo Antônio, que compreende sete quilômetros de extensão. Depois, a recuperação continua com o trecho que liga Guajará–Mirim ao distrito de Iata, com 25 quilômetros e 250 metros de distância, o que representa uma importante conquista para Rondônia no que tange a preservação do seu patrimônio, além de incentivar o fomento do turismo a Guajará–Mirim, um dos pólos turísticos da região e localidades circunvizinhas.
*O principal obstáculo para a locomoção do trem era a destruição do bueiro do Igarapé Bate-Estaca desde 1999, segundo o engenheiro e responsável técnico da obra, Eduardo Barbosa. “O bueiro já foi refeito e a ferrovia já oferece condições de tráfego”, informou .