*O Secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira visitou nessa sexta-feira (16) as obras de ampliação e reforma do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Porto Velho. O investimento total nas obras, realizados com recursos do governo de Rondônia, é de 710 mil reais. O Centro, que atenderá pessoas com distúrbios psicológicos e mentais, trabalhará de maneira diferenciada. Participaram também da visita a presidente do CES, Naderge Nazaré Moura e o vice-presidente, Raimundo Nonato.
*O centro será uma referencia no trabalho de atenção psicológica e depois de pronto oferecerá ambulatório especializado em saúde mental, consultórios, área de convivência e quadra de esportes coberta. A previsão é que até o inicio do mês de dezembro as obras estejam concluídas. No centro ainda funcionará a sede do Conselho Estadual de Saúde (CES), que terá ambiente próprio para o trabalho.
*“O Caps funcionará atendendo os pacientes com transtornos mentais como um ponto de apoio e tratamento, no centro não haverá nenhum tipo de internação, os pacientes terão atividades interativas e tratamento clínico. Eles permanecerão no Caps durante todo dia e ao final das atividades retornarão ao convívio de suas famílias. Esse tipo de trabalho substituirá as internações psiquiátricas” explicou Milton Moreira.
*Atendimento com equipes especializadas - As consultas e o serviço ambulatorial serão realizados por equipes especializadas, formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, enfermeiros e auxiliares técnicos. Os trabalhos de interação envolverão atividades físicas, recreação, terapia ocupacional, ações de convívio e estímulo de integração social e familiar. O objetivo é atender os usuários com qualidade e respeito.
*Atualmente o Estado conta com 15 centros de atenção psicossocial nos municípios de Ji-Paraná, Jaru, Alta Floresta, Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Presidente Médice, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Vilhena, Espigão do Oeste, Cerejeiras, Nova Mamoré e duas unidades na Capital. Os centros são de responsabilidade das prefeituras com o apoio da coordenação estadual de saude mental. O Estado é responsável por uma das duas unidades do Caps em Porto Velho